Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de uma abordagem pedagógica não-linear no futebol: análise da relação entre o design de tarefas representativas de treino e o nível de desempenho tático dos jogadores

Processo: 17/12142-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2018 - 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alcides José Scaglia
Beneficiário:Alcides José Scaglia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Pesq. associados: João Cláudio Braga Pereira Machado ; Larissa Rafaela Galatti ; Milton Shoiti Misuta
Assunto(s):Pedagogia do esporte  Futebol  Métodos de ensino 

Resumo

Durante muito tempo, o futebol de rua foi considerado uma das formas mais naturais para se aprender a jogar futebol. Com o passar dos anos, tem sido cada vez mais difícil encontrar espaços apropriados para a prática do futebol de rua, logo, as escolas de futebol têm se afigurado como local adequado para o ensino e a prática da modalidade. Sendo assim, todo o rico ambiente de aprendizagem proporcionado pelo futebol de rua tem sido substituído por um treino altamente rígido, pautado numa pedagogia do esporte tradicional, onde os jogadores acabam tendo um maior contato com exercícios altamente tecnicistas e descontextualizados. No entanto, estes ambientes de aprendizagem acabam inibindo o desenvolvimento das componentes perceptivas, cognitivas e motoras. Logo, a Pedagogia Não-linear surge como um importante modelo teórico que poderá auxiliar a elaboração de um processo de ensino e treino centrado no jogador, orientado por um treinador e pautado no jogo. Nessa perspectiva, o processo de ensino e treino deverá permitir aos jovens futebolistas o acesso a tarefas de treino representativas, que possibilitem o acoplamento informação-ação e o desenvolvimento da compreensão e do desempenho tático dos mesmos. No entanto, as informações ainda são escassas acerca de como o treinador deverá gerir os diferentes níveis de dificuldade e complexidade da tarefa, de modo que o mesmo consiga adequá-la ao nível dos seus jogadores. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre a escolha/criação da tarefa e o nível de desempenho tático dos jogadores. Para isso, o projeto será dividido em três etapas: i) Estudo 01, que pretende analisar a influência da manipulação das regras e das estruturas de Jogos Reduzidos e Condicionados (JRC) utilizada sobre desempenho tático dos jogadores e equipes de diferentes categorias; ii) Estudo 02, que pretende analisar se equipes compostas por jogadores de diferentes níveis de desempenho apresentam uma performance tática semelhante em tarefas de diferentes níveis de dificuldade; e iii) Estudo 03, que procura investigar a influência da utilização de JRC indutivos e dedutivos sobre o desempenho tático equipes compostas por futebolistas de diferentes níveis competitivos. Dessa forma, uma melhor compreensão sobre como selecionar/criar tarefas representativas, tendo em conta o nível de desempenho e compreensão tática dos seus jogadores e os conteúdos de treino, poderá facilitar o processo de desenvolvimento de jogadores inteligentes e criativos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, JOAO CLAUDIO; RIBEIRO, JOAO; PALHETA, CARLOS EWERTON; ALCANTARA, CHELLSEA; BARREIRA, DANIEL; GUILHERME, JOSE; GARGANTA, JULIO; SCAGLIA, ALCIDES JOSE. Changing Rules and Configurations During Soccer Small-Sided and Conditioned Games. How Does It Impact Teams' Tactical Behavior?. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, JUL 9 2019. Citações Web of Science: 0.
MACHADO, JOAO CLAUDIO; BARREIRA, DANIEL; TEOLDO, ISRAEL; TRAVASSOS, BRUNO; BOSCO JUNIOR, JOAO; LIBARDONI DOS SANTOS, JOAO OTACILIO; SCAGLIA, ALCIDES JOSE. How Does the Adjustment of Training Task Difficulty Level Influence Tactical Behavior in Soccer?. RESEARCH QUARTERLY FOR EXERCISE AND SPORT, v. 90, n. 3 JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
MACHADO, JOAO CLAUDIO; BARREIRA, DANIEL; GALATTI, LARISSA; CHOW, JIA YI; GARGANTA, JULIO; SCAGLIA, ALCIDES JOSE. Enhancing learning in the context of Street football: a case for Nonlinear Pedagogy. PHYSICAL EDUCATION AND SPORT PEDAGOGY, v. 24, n. 2, p. 176-189, 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.