Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos dispositivos ultrassônicos para levitação de objetos em ar

Processo: 18/04101-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 08 de julho de 2018 - 28 de julho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:Marco Aurélio Brizzotti Andrade
Beneficiário:Marco Aurélio Brizzotti Andrade
Pesquisador visitante: Asier Marzo
Inst. do pesquisador visitante: University of Bristol, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassom  Força de radiação acústica  Levitação acústica  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

O objetivo desta proposta é desenvolver novos dispositivos ultrassônicos para levitação de objetos em ar. Este objetivo será buscado através da colaboração entre pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, pesquisadores do Laboratório de Ultrassom da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e o pesquisador visitante Asier Marzo, da Universidade de Bristol. O coordenador deste projeto é um dos principais pesquisadores que utiliza emissores de ultrassom de alta potência para levitar objetos no ar, enquanto que o pesquisador visitante é um dos principais especialistas no uso de múltiplos emissores de baixa potencia para gerar campos acústicos complexos com a finalidade de manipular objetos através da técnica de levitação acústica. A visita busca a troca de conhecimentos envolvendo estas duas diferentes estratégias comumente empregadas para levitar objetos acusticamente. Um dos objetivos específicos da visita é combinar a experiência dos dois pesquisadores para desenvolver um dispositivo de mão capaz de manipular pequenos e frágeis objetos, como componentes eletrônicos e insetos. Além disso, o pesquisador visitante também irá colaborar com o projeto regular da FAPESP intitulado "Desenvolvimento de sistemas de levitação acústica" (processo 2017/27078-0). Acreditamos que esta visita irá aumentar o conhecimento de ambos os pesquisadores, irá contribuir com futuras colaborações entre dois dos principais pesquisadores que atuam na área de levitação acústica de objetos em ar, e irá produzir um dispositivo de levitação que apenas seria possível com os pesquisadores trabalhando juntos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, MARCO A. B.; CAMARGO, THALES S. A.; MARZO, ASIER. Automatic contactless injection, transportation, merging, and ejection of droplets with a multifocal point acoustic levitator. Review of Scientific Instruments, v. 89, n. 12 DEC 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.