Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre mastócitos e células endoteliais durante a angiogênese in vitro

Processo: 17/18618-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2018 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Constance Oliver
Beneficiário:Constance Oliver
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Devandir Antonio de Souza Junior ; Maria Célia Jamur
Assunto(s):Cultura de células  Transdução de sinais  Mastócitos  Angiogênese  Células endoteliais 

Resumo

A angiogênese é um processo dinâmico que consiste na formação de novos vasos sanguíneos a partir de outros pré-existentes. Estudos recentes sugerem que a via de sinalização Notch pode regular o processo de neovascularização. O contato direto entre macrófagos e células endoteliais poderia ativar a via de sinalização Notch, resultando no espalhamento das células endoteliais. No entanto, ainda se desconhece os mecanismos que regulam este espalhamento, bem como, quais os demais tipos celulares envolvidos neste processo. Vários pesquisadores têm relacionado, funcionalmente, os mastócitos ao processo de angiogênese e o receptor Notch está expresso em mastócitos. Nossos estudos com células endoteliais da linhagem SVEC4-10 e mastócitos P815 demonstraram que as triptases mMCP-6 e 7 tem a capacidade de acelerar a formação de tubos e induzir a liberação de fatores pró e anti-angiogênicos. Na presença de rmMCP-7 é possível identificar no sobrenadante de células endoteliais durante angiogênese in vitro, o Dll-4 e ADAMTS1 (a desintegrin and metalloproteinase with thrombospondin motif). O Dll-4 é o receptor de Notch-1, porém, para a ativação da via Notch de sinalização é necessária a clivagem de Notch-1 por ADAMTS1. Estes achados nos levam a investigar se a via Notch/Dll4 também estaria envolvida nesta interação célula endotelial-mastócito. Para tal, primeiramente as células SVEC4-10 serão co-cultivadas com mastócitos P815 em Geltrex® e será avaliada a expressão do complexo Notch/Dll-4 por imunofluorescência durante angiogênese in vitro. Para verificarmos se a via Notch é necessária para o espalhamento e formação de tubos induzidos pelos mastócitos, o co-cultivo de SVEC4-10 com mastócitos P815, também será realizado após o silenciamento gênico de Notch e Dll-4. Nossos achados preliminares mostram que a rmMCP-7 pode degradar subunidades de integrinas o que facilita o deslocamento das células endoteliais no substrato. Para verificarmos se esta degradação de integrina ocorre direta ou indiretamente, realizaremos ensaios de degradação direta utilizando integrinas recombinantes e ensaios de degradação indireta bloqueando a via endossomal. A degradação indireta de integrinas via endossomos será investigada usando células SVEC4-10 incubadas com ou sem o inibidor de ubiquitinina/proteassoma, na presença rmMCP-7. Os resultados da angiogênese in vitro, induzida por rmMCP-7, será confirmado in vivo utilizando-se camundongos Balb/c e o sistema DIVAA" (Directed In Vivo Angiogenesis Assay). Os conhecimentos obtidos irão contribuir para o entendimento do processo de neovascularização e identificar moléculas que poderão servir de futuros alvos terapêuticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS FILHO, EDISMAURO GARCIA; MARIN JACA, LUIZ AUGUSTO; BAEZA, LILIAN CRISTIANE; DE ALMEIDA SOARES, CELIA MARIA; BORGES, CLAYTON LUIZ; OLIVER, CONSTANCE; JAMUR, MARIA CELIA. Proteomic Analysis of Lipid Rafts from RBL-2H3 Mast Cells. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 20, n. 16 AUG 2 2019. Citações Web of Science: 0.
DE SOUZA JUNIOR, DEVANDIR A.; SANTANA, CAROLINA; VIEIRA, GABRIEL V.; OLIVER, CONSTANCE; JAMUR, MARIA CELIA. Mast Cell Protease 7 Promotes Angiogenesis by Degradation of Integrin Subunits. CELLS, v. 8, n. 4 APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.