Busca avançada
Ano de início
Entree

Intervenções na primeira infância e trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional

Processo: 16/22455-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2018 - 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Guilherme Vanoni Polanczyk
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Alicia Matijasevich Manitto
Pesquisadores associados:Alexandre Archanjo Ferraro ; Anna Maria Chiesa ; Eliane Correa Miotto ; Eurípedes Constantino Miguel Filho ; Helena Paula Brentani ; Kette Dualibi Ramos Valente ; Lislaine Aparecida Fracolli ; Luis Augusto Paim Rohde ; Marina Leite Puglisi
Auxílios(s) vinculado(s):18/17225-9 - EMU concedido no processo 2016/22455-8: EEG system 128 channel, AP.EMU
Bolsa(s) vinculada(s):22/10629-2 - Avaliação do impacto da pandemia por SARS-CoV-2 no desenvolvimento cognitivo infantil, BP.IC
22/06817-8 - O impacto das mudanças climáticas na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática, BP.IC
21/12439-3 - Explorando fenótipos digitais de depressão e ansiedade com sensores de smartphones em ensaios clínicos randomizados, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 21/08540-0 - Avaliação dos efeitos do tratamento com metilfenidato comparado com treinamento parental em crianças pré-escolares com TDAH sobre a trajetória do desenvolvimento cognitivo, social, emocional e psicopatológico, BP.DD
19/07422-4 - O efeito do programa de intervenção sobre a capacidade reflexiva materna, disponibilidade emocional e nível de estresse, BP.PD
19/00351-4 - Trajetórias de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade ao longo de um tratamento para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, BP.IC
16/13451-9 - Desenvolvendo medidas ecológicas e frequentes da estimulação cognitiva e psicossocial na infância no contexto de um programa de visitação para jovens gestantes, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Psiquiatria infantil  Psiquiatria do adolescente  Saúde mental  Desenvolvimento cognitivo  Desenvolvimento social  Desenvolvimento emocional  Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade  Neurociência cognitiva  Ensaio clínico controlado aleatório 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento cerebral | Desenvolvimento socioemocional | ensaio clínico randomizado | Intervenções primeira infância | saúde mental infantil | transtornos mentais na idade escolar | Psiquiatria da Infância e Adolescência

Resumo

O objetivo principal deste projeto temático é aprofundar os conhecimentos sobre intervenções na primeira infância e os seus efeitos sobre as trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional infantil até a idade escolar. Especial ênfase é dada ao surgimento de transtornos mentais como desfecho fenotípico primário. Para tanto, iremos testar três programas de intervenção em primeira infância com diferentes características: um currículo pré-escolar para promoção de habilidades socioemocionais e prevenção de problemas de comportamento, um programa de visitação domiciliar para gestantes adolescentes em alta vulnerabilidade e seus filhos durante os primeiros dois anos de vida com objetivo de desenvolver habilidades parentais, e duas modalidades terapêuticas para a intervenção precoce do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Iremos investigar os efeitos destes programas sobre o substrato biológico subjacente às trajetórias desenvolvimentais, especificamente sobre os padrões eletroneurofisiológicos, de estrutura e atividade cerebral. Assim, iremos gerar dados inéditos sobre como programas de intervenção na primeira infância impactam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional e quais são os seus efeitos sobre a prevenção de transtornos mentais ao longo da infância. Por meio destes objetivos, iremos consolidar uma plataforma para realização de ensaios controlados randomizados em saúde mental infantil em nosso meio e estabelecer um laboratório de neurociência desenvolvimental para a caracterização das trajetórias do desenvolvimento cerebral e dos efeitos de intervenções na primeira infância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (21)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORDANA VERANO DE OLIVEIRA; DANIEL FATORI; ELIZABETH SHEPHARD; MAURO XAVIER NETO; ALICIA MATIJASEVICH; ALEXANDRE ARCHANJO FERRARO; LUIS AUGUSTO ROHDE; ANNA MARIA CHIESA; EURIPEDES CONSTANTINO MIGUEL; GUILHERME V. POLANCZYK. Inattention symptoms in early pregnancy predict parenting skills and infant maltreatment during the first year of life. Revista Brasileira de Psiquiatria, . (16/22455-8)
SUGAYA, LUISA SHIGUEMI; KIRCANSKI, KATHARINA; STRINGARIS, ARGYRIS; POLANCZYK, GUILHERME V.; LEIBENLUFT, ELLEN. Validation of an irritability measure in preschoolers in school-based and clinical Brazilian samples. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, . (16/22455-8, 12/51624-1)
SHEPHARD, ELIZABETH; ZUCCOLO, PEDRO F.; IDREES, IMAN; GODOY, PRISCILLA B. G.; SALOMONE, ERICA; FERRANTE, CAMILLA; SORGATO, PAOLA; CATAO, LUIS F. C. C.; GOODWIN, AMY; BOLTON, PATRICK F.; et al. Systematic Review and Meta-analysis: The Science of Early-Life Precursors and Interventions for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 61, n. 2, p. 187-226, . (16/22455-8, 18/22396-7, 19/24819-5)
FARHAT, LUIS C.; BRENTANI, HELENA; DE TOLEDO, VICTOR HUGO CALEGARI; SHEPHARD, ELIZABETH; MATTOS, PAULO; BARON-COHEN, SIMON; THAPAR, ANITA; CASELLA, ERASMO; POLANCZYK, GUILHERME V.. DHD and autism symptoms in youth: a network analysi. JOURNAL OF CHILD PSYCHOLOGY AND PSYCHIATRY, v. 63, n. 2, p. 143-151, . (16/22455-8, 18/22396-7, 19/27680-8)
FATORI, DANIEL; ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; POLANCZYK, GUILHERME V.. A global challenge: maternal depression and offspring mental disorders. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 29, n. 5, p. 3-pg., . (16/13451-9, 16/22455-8)
POLANCZYK, GUILHERME V.. Building the Evidence to Treat Preschoolers With ADHD in Real-Life Settings. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 57, n. 8, p. 3-pg., . (16/22455-8)
FARHAT, LUIS C.; BRENTANI, HELENA; POLANCZYK, GUILHERME V.. Editorial: Polygenic Risk as a Biomarker for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 59, n. 8, p. 3-pg., . (16/22455-8)
WILEY, KYLE S.; CAMILO, CAROLINE; GOUVEIA, GISELE; EUCLYDES, VERONICA; PANTER-BRICK, CATHERINE; MATIJASEVICH, ALICIA; FERRARO, ALEXANDRE ARCHANJO; FRACOLLI, LISLAINE APARECIDA; CHIESA, ANNA MARIA; MIGUEL, EURIPEDES CONSTANTINO; et al. Maternal distress, DNA methylation, and fetal programing of stress physiology in Brazilian mother-infant pairs. DEVELOPMENTAL PSYCHOBIOLOGY, v. 65, n. 1, p. 16-pg., . (16/22455-8, 18/18560-6)
SHEPHARD, ELIZABETH; FATORI, DANIEL; MAURO, LARISSA REZENDE; DE MEDEIROS FILHO, V, MAURO; HOEXTER, MARCELO Q.; CHIESA, ANNA M.; FRACOLLI, LISLAINE A.; BRENTANI, HELENA; FERRARO, ALEXANDRE A.; NELSON, III, CHARLES A.; et al. Effects of Maternal Psychopathology and Education Level on Neurocognitive Development in Infants of Adolescent Mothers Living in Poverty in Brazil. BIOLOGICAL PSYCHIATRY-COGNITIVE NEUROSCIENCE AND NEUROIMAGING, v. 4, n. 10, p. 925-934, . (16/22455-8, 17/17718-2)
RIBEIRO, TATIANE CRISTINA; FARHAT, LUIS C.; CASELLA, ERASMO B.; GRAEFF-MARTINS, ANA SOLEDADE; BARON-COHEN, SIMON; ALLISON, CARRIE; POLANCZYK, GUILHERME, V. Brazilian Portuguese Childhood Autism Spectrum Test an investigation of the factor structure of autistic traits in school-aged children. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 44, n. 6, p. 5-pg., . (21/08540-0, 16/22455-8)
PEREIRA ALARCAO, FERNANDA SPEGGIORIN; SHEPHARD, ELIZABETH; FATORI, DANIEL; AMAVEL, RENATA; CHIESA, ANNA; FRACOLLI, LISLAINE; MATIJASEVICH, ALICIA; BRENTANI, HELENA; NELSON, CHARLES A.; LECKMAN, JAMES; et al. Promoting mother-infant relationships and underlying neural correlates: Results from a randomized controlled trial of a home-visiting program for adolescent mothers in Brazil. DEVELOPMENTAL SCIENCE, . (16/22455-8, 18/22396-7, 14/50917-0)
ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; CASELLA, CAIO BORBA; FATORI, DANIEL; SHEPHARD, ELIZABETH; SUGAYA, LUISA; GURGEL, WAGNER; FARHAT, LUIS CARLOS; ARGEU, ADRIANA; TEIXEIRA, MONIKE; OTOCH, LUARA; et al. Children and adolescents' emotional problems during the COVID-19 pandemic in Brazil. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. N/A, p. 13-pg., . (16/22455-8)
GODOY, PRISCILLA B. G.; SHEPHARD, ELIZABETH; ARGEU, ADRIANA; SILVEIRA, LETICIA R.; SALOMONE, ERICA; ALDRED, CATHERINE; GREEN, JONATHAN; POLANCZYK, GUILHERME, V; MATIJASEVICH, ALICIA. Social communication therapy for children at risk for neurodevelopmental difficulties: Protocol for a clinical trial. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1514, n. 1, p. 12-pg., . (16/22455-8)
JORDANA VERANO DE OLIVEIRA; DANIEL FATORI; ELIZABETH SHEPHARD; MAURO XAVIER NETO; ALICIA MATIJASEVICH; ALEXANDRE ARCHANJO FERRARO; LUIS AUGUSTO ROHDE; ANNA MARIA CHIESA; EURIPEDES CONSTANTINO MIGUEL; GUILHERME V. POLANCZYK. Inattention symptoms in early pregnancy predict parenting skills and infant maltreatment during the first year of life. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 44, n. 4, p. 388-400, . (16/22455-8)
TATIANE CRISTINA RIBEIRO; LUIS C. FARHAT; ERASMO B. CASELLA; ANA SOLEDADE GRAEFF-MARTINS; SIMON BARON-COHEN; CARRIE ALLISON; GUILHERME V. POLANCZYK. Brazilian Portuguese Childhood Autism Spectrum Test: an investigation of the factor structure of autistic traits in school-aged children. Revista Brasileira de Psiquiatria, . (21/08540-0, 16/22455-8)
PEREIRA ALARCAO, FERNANDA SPEGGIORIN; SHEPHARD, ELIZABETH; FATORI, DANIEL; AMAVEL, RENATA; CHIESA, ANNA; FRACOLLI, LISLAINE; MATIJASEVICH, ALICIA; BRENTANI, HELENA; NELSON, CHARLES A.; LECKMAN, JAMES; et al. Promoting mother-infant relationships and underlying neural correlates: Results from a randomized controlled trial of a home-visiting program for adolescent mothers in Brazil. DEVELOPMENTAL SCIENCE, v. 24, n. 6, . (14/50917-0, 18/22396-7, 16/22455-8)
BUITELAAR, JAN; BOLTE, SVEN; BRANDEIS, DANIEL; CAYE, ARTHUR; CHRISTMANN, NINA; CORTESE, SAMUELE; COGHILL, DAVID; FARAONE, STEPHEN V.; FRANKE, BARBARA; GLEITZ, MARKUS; et al. Toward Precision Medicine in ADHD. FRONTIERS IN BEHAVIORAL NEUROSCIENCE, v. 16, p. 25-pg., . (16/22455-8)
FATORI, DANIEL; POLANCZYK, GUILHERME V.. The role of digital technology in bridging the child mental health care gap. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 28, n. 4, p. 2-pg., . (16/13451-9, 16/22455-8)
FATORI, DANIEL; ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; SHEPHARD, ELIZABETH; BRENTANI, HELENA; MATIJASEVICH, ALICIA; ARCHANJO FERRARO, ALEXANDRE; APARECIDA FRACOLLI, LISLAINE; CHIESA, ANNA MARIA; LECKMAN, JAMES; CONSTANTINO MIGUEL, EURIPEDES; et al. A randomized controlled trial testing the efficacy of a Nurse Home Visiting Program for Pregnant Adolescents. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (16/13451-9, 16/22455-8, 18/22396-7)
AGNEW-BLAIS, JESSICA C.; WERTZ, JASMIN; ARSENEAULT, LOUISE; BELSKY, DANIEL W.; DANESE, ANDREA; PINGAULT, JEAN-BAPTISTE; POLANCZYK, GUILHERME, V; SUGDEN, KAREN; WILLIAMS, BENJAMIN; MOFFITT, TERRIE E.. Mother's and children's ADHD genetic risk, household chaos and children's ADHD symptoms: A gene-environment correlation study. JOURNAL OF CHILD PSYCHOLOGY AND PSYCHIATRY, v. 63, n. 10, p. 11-pg., . (16/22455-8)
SUGAYA, LUISA SHIGUEMI; KIRCANSKI, KATHARINA; STRINGARIS, ARGYRIS; POLANCZYK, GUILHERME V.; LEIBENLUFT, ELLEN. Validation of an irritability measure in preschoolers in school-based and clinical Brazilian samples. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 31, n. 4, p. 11-pg., . (12/51624-1, 16/22455-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: