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Experiência de autoavaliação docente mediada por uma escala de avaliação de interlocução no espaço escolar para o contexto da educação bilíngue de surdos

Processo: 17/25171-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2018 - 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/09566-0 - Experiência de autoavaliação docente mediada por uma escala de avaliação de interlocução no espaço escolar para o contexto da educação bilíngue de surdos, BP.TT
Assunto(s):Educação especial  Pessoas com deficiência auditiva  Bilinguismo  Língua Brasileira de Sinais  Práticas pedagógicas  Avaliação da aprendizagem 

Resumo

O desenvolvimento escolar do aluno surdo depende muito de seu domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todavia, a Libras não é cotidianamente desenvolvida no ambiente familiar, e este domínio precisa ser alcançado principalmente no ambiente escolar, no qual espera-se que o aluno surdo tenha pares em sua língua e possa interagir por meio dela. Neste sentido, se assemelha ao desenvolvimento da oralidade de crianças ouvintes, já que é nas práticas dialógicas que se promove o desenvolvimento de língua e linguagem. Contudo, o ambiente escolar tem pouca tradição de trabalhar com o desenvolvimento de língua oral/língua de sinais, em geral focalizando as atividades com a língua escrita como sua meta. No que tange ao aluno surdo, pouco se discute sobre práticas que favoreçam o desenvolvimento da Libras no espaço escolar. A Escala de Avaliação do Ensino de Linguagem Oral - Sistema de Tomada de Decisões (EVALOE-SSD) criada por Marta Gràcia e col. (2017) e seu grupo de pesquisa, se apoia na ideia da valorização do ensino de língua oral como papel da escola e fundamental para o desenvolvimento dos alunos, alcançou excelentes resultados para alunos ouvintes. Os debates em torno da pertinência de práticas orais para o desenvolvimento do sujeito como um todo indicou a oportunidade de pensarmos esta mesma proposta em relação aos alunos surdos. O ensino da Libras é ainda mais crucial para as crianças surdas do que o ensino da oralidade para as crianças ouvintes, considerando que a aquisição da Libras geralmente ocorre somente no espaço educacional. Em estágio pós-doutoral, financiado por esta agência, desenvolvemos uma adaptação da EVALOE-SSD para a promoção do trabalho com língua de sinais nos espaços escolares que atendem alunos surdos, visando seu desenvolvimento e aprimoramento neste campo. Assim, pretendemos nesta oportunidade aprofundar os conhecimentos acerca da escala, aplicando-a em contexto de educação bilíngue que recebe alunos surdos visando analisar a adequação das adaptações realizadas em relação a EVALOE original no sentido de atender às características das línguas de sinais e às necessidades de professores bilíngues e alunos surdos. Ao final da pesquisa esperamos chegar a um instrumento capaz de favorecer o trabalho e a avaliação de interlocuções em Língua de Sinais em salas de aulas bilíngues no contexto da Educação de Surdos. (AU)