Busca avançada
Ano de início
Entree

MOVER: mobilização para ordenação e viabilização de espaços urbanos resilientes

Processo: 17/24467-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 21 de agosto de 2018 - 23 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Andrea Ferraz Young
Beneficiário:Andrea Ferraz Young
Instituição-sede: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (CEMADEN). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Cachoeira Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Espaço urbano  Prevenção de acidentes  Inovação  Reuniões científicas  Eventos científicos e de divulgação 

Resumo

Programa 1. 1. Primeiro dia A. Período da manhã: apresentações institucionais. B. Período da tarde: apresentação das pesquisas realizadas pelos representantes estrangeiros e nacionais, visando oferecer elementos conceituais e metodológicos para discussão nos grupos de trabalho (GTs) do segundo dia. * Breve contextualização teórica sobre o tema com o objetivo de seguir o delineamento proposto para os GTs descrevendo as interconexões do sistema urbano dentro da perspectiva de resiliência com visões estratégicas e estabelecimentos de metas para os desafios identificados; * Relatos sobre as experiências institucionais com apresentações de estudos de caso e discussões sobre as ações implementadas. 1.2. Segundo dia A. Reunião dos Grupos de Trabalho (GTs I e II) no período da manhã e tarde, com intervalo para visita à sala de operações do CEMADEN. A divisão em grupos de trabalho tem como objetivo principal: 1. Propiciar um espaço de discussão sobre o desenvolvimento de propostas de resiliência urbana, tendo como referência o Programa INCT Mudanças Climáticas 2014 e do Projeto FAPESP - 2014/50848-9; 2. Proporcionar aos participantes visões mais amplas sobre a estruturação de propostas nos países da América (Norte e Latina) e Europa com foco em sistemas urbanos resilientes. Os grupos de trabalho serão divididos a partir de dois Eixos (1 e 2) com representantes das diversas instituições convidadas. O debate nos grupos será pautado pelas questões de cada eixo, auxiliando as discussões. A equipe deverá escolher um relator, direcionar e relacionar os tópicos do documento (draft) que será apresentado aos demais participantes do workshop no terceiro dia. Eixo 1: Conexões entre o processo de planejamento urbano e a prevenção de desastres com vistas a implementação de espaços urbanos resilientes. Eixo 2: Desafios e obstáculos para o desenvolvimento de propostas. 1.3.Terceiro dia A. Período da manhã: Sumário das discussões nos GTs B. Período da tarde: Encerramento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YOUNG, ANDREA FERRAZ; MARENGO, JOSE ANTONIO; MARTINS COELHO, JULIANO OLIVEIRA; SCOFIELD, GRAZIELA BALDA; DE OLIVEIRA SILVA, CAMILA CRISTINA; PRIETO, CARLA CORREA. The role of nature-based solutions in disaster risk reduction: The decision maker's perspectives on urban resilience in Sao Paulo state. INTERNATIONAL JOURNAL OF DISASTER RISK REDUCTION, v. 39, OCT 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.