Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e simulação para correlação entre as características do polietileno com as propriedades finais dos artefatos produzidos na indústria

Processo: 05/52580-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Maria Carolina Burgos Costa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM
Assunto(s):Modelos matemáticos   Poliolefina

Resumo

Cada tipo de resina produzido nas indústrias de poliolefinas possui um certo conjunto de propriedades que é adequado para algumas aplicações na indústria de transformação. Desta forma, para novas aplicações, é necessário o desenvolvimento de um novo tipo de resina, com propriedades adequadas. Um dos maiores desafios nas atividades da área de assistência técnica e desenvolvimento de novas resinas de poliolefinas é correlacionar as características das resinas e as variáveis de fabricação, com o desempenho e com as propriedades finais das aplicações envolvidas. O desenvolvimento de relações que possibilitem o conhecimento das propriedades finais de um polímero já na fase do processo de polimerização e/ou no processo de transformação, a partir das condições operacionais, é, portanto, de grande utilidade para a produção de artefatos finais com propriedades especificadas. Com a utilização de métodos eficazes, pode-se melhorar e otimizar sistemas, produtos e processos. Através da modelagem matemática e simulação, ferramentas que têm sido utilizadas para se controlar e otimizar operações industriais, esse projeto visa o desenvolvimento de modelos empíricos com a finalidade de correlacionar quantitativamente propriedades moleculares e morfológicas dos polietilenos (PE's) com as propriedades de performance dos artefatos produzidos a partir destes PEs. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, M. C. B.; JARDINI, A. L.; LIMA, N. M. N.; EMBIRUCU, M.; MACIEL, M. R. WOLF; MACIEL FILHO, R. Empirical Models for End-Use Properties Prediction: Application to Injection Molding of Some Polyethylene Resins. Journal of Applied Polymer Science, v. 114, n. 6, p. 3780-3792, DEC 15 2009. Citações Web of Science: 3.
BURGOS COSTA, MARIA CAROLINA; JARDINI, ANDRE LUIZ; WOLF MACIEL, MARIA REGINA; EMBIRUCU, MARCELO; MACIEL FILHO, RUBENS. Empirical Models for End-Use Properties Prediction of LDPE: Application in the Flexible Plastic Packaging Industry. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 11, n. 1, p. 23-30, JAN-MAR 2008. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Maria Carolina Burgos. Modelagem e simulação para correlação entre as caracteristicas do polietileno (PE) com as propriedades finais dos artefatos produzidos na industria. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.