Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da diversidade e abundância do virioplancton no Rio Amazonas, AM - Brasil

Processo: 04/11287-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Dolores Ursula Mehnert
Beneficiário:Manuela Vieira Gimenes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Fitoplâncton de água doce   Rio Amazonas

Resumo

Os vírus são os agentes biológicos mais comuns em ambientes aquáticos, encontrados tipicamente no número de 10 milhões por litro, na água do mar. O virioplâncton influencia muitos processos ecológicos e biogeoquímicos, como ciclagem de nutriente, taxa de afundamento de partículas, diversidade e distribuição de espécies de algas e bactérias, controle de florações de fitoplâncton, formação de dimetilsulfeto e transferência genética horizontal. O objetivo deste trabalho é analisar o virioplâncton do rio Amazonas em termos de abundância e diversidade, durante ambas as estações seca e chuvosa, avaliando o impacto do lançamento de esgoto sobre esta comunidade. A quantificação viral será feita pelo método de contagem direta por epifluorescência e o estudo da diversidade por PCR, DGGE, sequenciamento e microscopia eletrônica de transmissão. Serão coletadas amostras em 5 estações, ao longo do curso do rio, entre as cidades de Manacapuru (AM) e Itaquatiara (AM), nos meses de março e outubro de 2005. Este é um estudo pioneiro no Brasil, que estará fornecendo dados fundamentais a um melhor entendimento da diversidade desses agentes biológicos, permitindo-nos começar a esboçar a complexa relação entre o virioplâncton e o ecossistema. Dados microbiológicos sobre o rio Amazonas virão complementar os estudos de larga escala de biosfera e atmosfera (LBA), que vêm sendo realizados na região amazônica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENES, MANUELA V.; ZANOTTO, PAOLO M. DE A.; SUTTLE, CURTIS A.; DA CUNHA, HILLANDIA B.; MEHNERT, DOLORES U. Phylodynamics and movement of Phycodnaviruses among aquatic environments. ISME Journal, v. 6, n. 2, p. 237-247, FEB 2012. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIMENES, Manuela Vieira. Virioplâncton na Amazônia: estudo da diversidade dos vírus das famílias Phycodnaviridae e Myoviridae nos rios Negro, Solimões e Cuieiras.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.