Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de diferentes rotas metabolicas como mecanismo de acao da atividade antichagasica de lignano-lactonas.

Processo: 03/01475-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Sérgio de Albuquerque
Beneficiário:Juliana Saraiva do Val
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Trypanosoma cruzi   Farmacologia   Bioensaio

Resumo

Neste projeto de pesquisa apresentamos uma proposta de avaliação da atividade biológica tripanocida, bem como dos mecanismos envolvidos na atividade de diversas lignano-lactonas, com atividade biológica tripanocida comprovada e de seus derivados obtidos por meio de síntese enantiosseletiva. Deverão ser avaliados a cubebina, o metilpiuviatolido, traquelogenina, hinoquinina e seus respectivos derivados, providos de algumas modificações estruturais, tais como, a introdução dos grupos funcionais -NO2, -NH2, -OCH3, -OAc e haiogênios em posições estratégicas (nos anéis aromáticos e na posição a em relação à carbonita), na tentativa de potencializar as atividades biológicas dos produtos naturais. Os compostos serão submetidos a testes in vitro e in vivo para a determinação da atividade tripanocida. Os ensaios biológicos sérios realizados experimentalmente por meio de protocolos in vitro, sobre as formas amastigotas e tripomastígotas de Trypanosoma cruzi e protocolos in vivo, sobre animais experimentalmente infectados, observando-se os efeitos das substâncias sobre duas linhagens do parasita com comportamento biológico distintos. Como vias de ação deverão ser avaliadas: a peroxidação dos lipídios de membrana, a produção de H2O2, atividade inibitória sobre a enzima giiceraldeído-3-fosfato desidrogenase (GAPDH) de Trypanosoma cruzi, a ação sobre a síntese protéica, bem como a capacidade de indução de óxido nítrico pelos derivados bioativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA‚ R.; SARAIVA‚ J.; DE ALBUQUERQUE‚ S.; CURTI‚ C.; DONATE‚ PM; BIANCO‚ TNC; BASTOS‚ JK; SILVA‚ MLA. Trypanocidal structure-activity relationship for cis- and trans-methylpluviatolide. Phytochemistry, v. 69, n. 9, p. 1890-1894, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.