Bolsa 05/52822-8 - Transtornos de aprendizagem - BV FAPESP
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Dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento (internalizantes e externalizantes): caracteristicas socioemocionais e consistencia entre diferentes avaliadores.

Processo: 05/52822-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Simone de Oliveira Barreto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Habilidades Soc. | Dificuldades De Aprendizagem | Problema De Comportamento

Resumo

O comprometimento do repertório de habilidades sociais pode ser diferenciado para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento externalizantes ou internalizantes. Os objetivos desse trabalho são; a) Caracterizar a incidência de problemas de comportamento internalizantes ou externalizantes em crianças com dificuldades de aprendizagem, b) Caracterizar possíveis discrepâncias entre auto-avaliação e avaliação do professor em crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas internalizantes ou externalizantes. c) Identificar as necessidades educativas especiais comuns e diferenciadas de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas internalizantes ou externalizantes. Os participantes serão os professores e alunos de 3º e 4º séries do Ensino Fundamental, de escolas públicas. As crianças deverão apresentar, concomitantemente, dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Os instrumentos a serem usados na coleta de dados serão: Inventário Multimídia de Habilidades Sociais Para Crianças (Del Prette & Del Prette, 2005) e Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (Gresham & Elliott, 1990). O tratamento de dados será feito por meio de análise estatística das diferenças entre os grupos de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento internalizante e externalizante e da correlação entre indicadores de rendimento acadêmico, problemas de comportamento e habilidades sociais. (AU)

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