Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência de união e caracterização morfológica da dentina radicular tratada com sistemas adesivos autocondicionantes

Processo: 05/53290-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Mario Fernando de Goes
Beneficiário:Ana Carolina Machado Rocha Lima
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia dentária

Resumo

Apesar do crescente interesse sobre adesão na dentina radicular, dado substanciado por um número crescente de trabalhos de resistência de união a este substrato, poucos estudos avaliam as características morfológicas da dentina radicular intacta e condicionada, mesmo que a literatura mostre diferenças entre esta e a dentina coronária. Além disso, diante da complexidade morfológica do substrato dentinário coronário, os sistemas de união têm sofrido um processo constante de evolução no sentido de facilitar o procedimento técnico de sua aplicação e minimizar a influência das variáveis do complexo dentinário na qualidade da adesão. No entanto, quando tais sistemas são utilizado dentina radicular devemos considerar que estes foram desenvolvidos para serem utilizados na dentina coronária. Dessa maneira é possível encontrar uma carência de informações que comparem a dentina radicular e coronária e que correlacionem a morfologia complexa da dentina radicular intacta e a mesma dentina submetida à aplicação de diferentes agentes condicionantes. Tendo isso em mente, a proposta deste trabalho é avaliar as características morfológicas da dentina radicular intacta (aqui representada pelo seu terço cervical) e submetida à aplicação de diferentes agentes condicionantes, e comparar esses dados com os da dentina coronária média. Adicionalmente, será verificada a interface de união deste substrato submetido às diferentes estratégias de infiltração dos monômeros resinosos e a resistência de união à microtração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA LIMA CAIADO, ANA CAROLINA; DE GOES, MARIO FERNANDO; DE SOUZA-FILHO, FRANCISCO JOSE; RUEGGEBERG, FREDERICK A. THE EFFECT OF ACID ETCHANT TYPE AND DENTIN LOCATION ON TUBULAR DENSITY AND DIMENSION. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 103, n. 6, p. 352-361, JUN 2010. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Ana Carolina Machado Rocha. Resistencia de união e caracterização morfologica da dentina coronaria e radicular tratada com sistemas adesivos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.