Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da industria brasileira de celulose no periodo de 1980 a 2004.

Processo: 05/53217-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Carlos José Caetano Bacha
Beneficiário:Adriana Estela Sanjuan Montebello
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Competitividade   Inovações tecnológicas   Celulose

Resumo

O objetivo geral desse trabalho é analisar a evolução da indústria brasileira de celulose no período de 1980 a 2004, dando destaque ao seu ganho de competitividade e ao impacto desse último nas exportações brasileiras de celulose. Os objetivos específicos são: 1) analisar o desempenho da indústria brasileira de celulose, avaliando sua produção, exportação e custo de produção; 2) discutir a reorganização da indústria de celulose no Brasil a partir da década de 1980; 3) identificar as inovações tecnológicas que ocorrem nas áreas florestal e industrial e 4) analisar a evolução das exportações brasileiras de celulose, elaborando um modelo econométrico para evidenciar os principais determinantes dessas exportações e que se relacionam com a competitividade da indústria nacional. Este trabalho fará uso de dados primários e secundários. Os dados primários serão coletados através de questionários a serem enviados às empresas exportadoras de celulose e que visam avaliar, qualitativamente, as relações entre reorganização, inovação tecnológica e desempenho da indústria. O dados secundários se referem a produção, exportação e custo de produção de celulose brasileira e da produzida pelos principais concorrentes do Brasil. Tais dados serão coletados das seguintes fontes: RISI (Resource Information Systems), Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Base de Dados da FAO e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEBELLO, Adriana Estela Sanjuan. Análise da evolução da indústria brasileira de celulose no período de 1980 a 2005. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.