Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise experimental estática e dinâmica da rigidez de ligações de elementos pré-moldados de concreto sujeitas a danificação progressiva. ficacao progressiva

Processo: 05/52149-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:João Bento de Hanai
Beneficiário:Sandra Freire de Almeida
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

As estruturas de concreto pré-moldado caracterizam-se por apresentar facilidade durante sua execução e uma melhor qualidade dos elementos estruturais. Porém, a necessidade de realizar as ligações entre esses elementos é um dos principais problemas enfrentados neste tipo de estrutura. As ligações são de fundamental importância tanto para a produção, como para o comportamento da estrutura montada. A análise dinâmica tem-se revelado uma ferramenta de grande importância na avaliação da integridade e da segurança estrutural, sendo uma técnica complementar aos ensaios estáticos usuais. Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento da análise da deformabilidade de estruturas de concreto em função de níveis crescentes de danificação e suas ligações, focalizando a semi-rigidez das ligações de elementos pré-moldados. Os objetos de estudo específicos serão principalmente as ligações viga-coluna com capacidade de transmissão de esforços normais e de flexão. Além dos dispositivos usuais de ligação, estuda-se a possibilidade de utilização de elementos de ligação constituídos por compósito de fibra de carbono. Métodos experimentais de análise estática e dinâmica deverão ser empregados. Métodos teóricos como o da Mecânica do Dano Contínuo e a aplicação do Método dos Elementos Finitos deverão fazer parte da metodologia. Os resultados aplicam-se diretamente ao projeto das estruturas e à prática da investigação estrutural, dentro do ambiente acadêmico e da indústria. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Sandra Freire de. Análise experimental estática e dinâmica da rigidez de ligações viga-pilar de concreto pré-moldado. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.