Busca avançada
Ano de início
Entree

Anemia ferropriva na infância: prevalência e fatores de risco na Amazônia Ocidental Brasileira

Processo: 03/12491-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 09 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Marly Augusto Cardoso
Beneficiário:Teresa Gontijo de Castro
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anemia ferropriva   Saúde da criança   Estado nutricional   Consumo de alimentos   Amazônia Brasileira   Epidemiologia nutricional

Resumo

O presente estudo integra conjunto de pesquisas epidemiológicas sobre condições de saúde e nutrição no Estado do Acre, em conjunto com a Universidade Federal do Acre, a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo intitulado "Condições de Saúde e Nutrição de Crianças da Amazônia Ocidental Brasileira" com auxílio à pesquisa do CNPq. O objetivo principal é avaliar a prevalência e fatores de risco para a anemia ferropriva em crianças de o a 60 meses de idade (n = 677) residentes na área urbana dos municípios de Assis Brasil e Acrelândia, Estado do Acre, Amazônia Ocidental Brasileira. O delineamento do estudo será do tipo transversal de base populacional, utilizando-se parâmetros hematológicos para definição de anemia ferropriva, informações socioeconômicas e ambientais dos domicílios, reprodutivas (materna) e de morbidades (incluindo malária e parasitoses intestinais), práticas de aleitamento materno, avaliação do consumo alimentar e da assistência primária à saúde infantil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TERESA GONTIJO DE CASTRO; MÔNICA SILVA-NUNES; WOLNEY LISBOA CONDE; PASCOAL TORRES MUNIZ; MARLY AUGUSTO CARDOSO. Anemia e deficiência de ferro em pré-escolares da Amazônia Ocidental brasileira: prevalência e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, n. 1, p. -, Jan. 2011.
CASTRO, T. G.; BARALDI, L. G.; MUNIZ, P. T.; CARDOSO, M. A. Dietary practices and nutritional status of 0-24-month-old children from Brazilian Amazonia. PUBLIC HEALTH NUTRITION, v. 12, n. 12, p. 2335-2342, DEC 2009. Citações Web of Science: 18.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Teresa Gontijo de. Anemia ferropriva na infância: prevalência e fatores associados na Amazônia ocidental brasileira. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.