Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidades de peixes e integridade biótica do córrego da água limpa, bacia do Rio São José dos Dourados, SP, na fase pre-recuperacao de matas ciliars

Processo: 03/09612-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Cristiane de Paula Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13340-7 - Avaliação da integridade biótica dos riachos da região Noroeste do estado de São Paulo, bacia do Alto Paraná, utilizando comunidades de peixes, AP.BTA.JP
Assunto(s):Peixes   Riachos

Resumo

Qualquer alteração nos ecossistemas terrestres de alguma forma tem reflexos sobre os ambientes aquáticos, tornando fundamental o monitoramento de tais organismos em programas de recuperação de matas ciliares, com a finalidade de verificar a resposta dessas comunidades ao longo do tempo. O objetivo do projeto aqui apresentado é fornecer um diagnóstico da saúde das comunidades de peixes ao longo do córrego da Água Limpa, recentemente inserido em um programa estadual de recuperação de matas ciliares. Serão obtidas informações imprescindíveis para testarmos, a longo prazo, se este programa teve reflexos positivos sobre a integridade biótica das comunidades de peixes. Para cumprirmos os objetivos propostos será estudada a estrutura (riqueza, diversidade, eqüitabilidade, estrutura em tamanho) e dieta das comunidades de peixes ao longo do córrego da Água Limpa, a partir de amostragens bimestrais, durante um ano, em quatro trechos longitudinalmente eqüidistantes. Tais informações serão utilizadas para a avaliação da integridade biótica deste riacho, através do desenvolvimento e aplicação do índice de integridade biótica ("index of biotic integrity", IBI), passível de ser utilizado em longo prazo para monitoramento do comportamento de tais comunidades diante do programa de recuperação de matas ciliares que será iniciado nesta área. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASATTI, LILIAN; LANGEANI, FRANCISCO; FERREIRA, CRISTIANE P. Effects of physical habitat degradation on the stream fish assemblage structure in a pasture region. Environmental Management, v. 38, n. 6, p. 974-982, Dec. 2006.
CRISTIANE DE PAULA FERREIRA; LILIAN CASATTI. Integridade biótica de um córrego na bacia do Alto Rio Paraná avaliada por meio da comunidade de peixes. Biota Neotropica, v. 6, n. 3, p. 0-0, 2006.
FERREIRA, CRISTIANE DE P.; CASATTI, LILIAN. Influência da estrutura do hábitat sobre a ictiofauna de um riacho em uma micro-bacia de pastagem, São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, v. 23, n. 3, p. 642-651, set. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Cristiane de Paula. Comunidades de peixes e integridade biótica do Córrego da Água Limpa na fase de pré-recuperação de matas ciliares. 2006. 85 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.