Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do papel da enzima ácido graxo sintase no processo metastático de melanoma em modelo murino (B16F10 / C57BL6)

Processo: 05/52631-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Edgard Graner
Beneficiário:Marco Antonio Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Melanoma   Neoplasias

Resumo

O melanoma representa 1,2% de todos os novos cânceres ao redor do mundo, com algo em torno de 70.000 novos casos diagnosticados anualmente. No Brasil são esperados em torno de 6.000 novos casos para o ano de 2005, segundo a projeção do Instituto Nacional do Câncer. O alto índice de mortalidade em pacientes com melanoma deve-se a metástases para o fígado, pulmões, cérebro, ossos e intestino delgado, dentre outros órgãos. FAS é a enzima responsável pela produção endógena de ácidos graxos, a qual é mínima em tecidos normais e alta em muitos tumores malignos, estando em alguns casos associada com pior prognóstico para o paciente, como nos melanomas. Muitas evidências demonstram que inibidores específicos de FAS bloqueiam a síntese de DNA e causam apoptose em linhagens celulares derivadas de tumores de próstata, mama e cólon e que a atividade da FAS é necessária para a produção de fosfolipidios da membrana celular. Receptores de andrógeno (RA) e receptores da família ErbB estimulam a expressão da atividade de FAS em linhagens celulares de câncer de próstata e de mama. O presente projeto tem como objetivos: 1) Estudar o efeito da cerulenina, um inibidor especifico da atividade de FAS, na incidência de metástases em modelo de melanoma murino (células B16F10 e camundongos C57BL6) e 2) Analisar a expressão das proteínas FAS, RA, ErbB2 e p27 em linhagens celulares estabelecidas a partir das metástases, em comparação com linhagens obtidas dos tumores primários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, MARCO A.; ZECCHIN, KARINA G.; SEGUIN, FABIANA; BASTOS, DEBORA C.; AGOSTINI, MICHELLE; RANGEL, ANA LCIA C. A.; VEIGA, SILVIO S.; RAPOSO, HELENA F.; OLIVEIRA, HELENA C. F.; LODA, MASSIMO; COLETTA, RICARDO D.; GRANER, EDGARD. Fatty acid synthase inhibition with Orlistat promotes apoptosis and reduces cell growth and lymph node metastasis in a mouse melanoma model. International Journal of Cancer, v. 123, n. 11, p. 2557-2565, DEC 1 2008. Citações Web of Science: 90.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Marco Antonio. Analise do papel da enzima acido graxo sintase no processo metastatico de melanoma em modelo murino (B16F10/C57BL6). 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.