Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da diversidade genética de mandioca (Manihot esculenta Crantz) por meio de microssatélites em ecossistema de cerrado no Estado de Mato Grosso do Sul

Processo: 05/53407-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Elizabeth Ann Veasey
Beneficiário:Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Diversidade genética   Mandioca   Ecossistemas

Resumo

O estudo de etnovariedades em Manihot esculenta Crantz, originárias de diferentes regiões do Brasil, através de marcadores microssatélites, permite obter informações relevantes sobre a diversidade genética dessas variedades e a distribuição desta diversidade entre e dentro de roças, comunidades e regiões geográficas. Muitos trabalhos visando a caracterização da diversidade genética já foram ou vêm sendo realizados com etnovariedades de mandioca provenientes do Estado de São Paulo e de diversas regiões da Amazônia. Pretende-se com este trabalho avaliar diversos parâmetros de diversidade genética, por meio de marcadores microssatélites, provenientes de acessos de mandioca cultivados no Estado do Mato Grosso do Sul, pouco explorado neste sentido. Espera-se avaliar a distribuição da diversidade genética entre e dentro de roças, municípios e ecossistemas. Serão avaliados vários parâmetros, entre os quais, o número médio de alelos por loco, a percentagem de locos polimórficos, a frequência alélica e genotípica, a heterozigose média observada e esperada, e os índices de diversidade de Nei, bem como as distâncias genéticas de Nei, comparado-se com os dados existentes na literatura para etnovariedades de mandioca provenientes de outras regiões geográficas. Este trabalho visa contribuir e orientar estratégias de conservação in situ junto aos agricultores e melhoristas para a proteção e manutenção desta importante cultura para as populações futuras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOHRER MONTEIRO SIQUEIRA, MARCOS VINICIUS; BORGES, ALINE; VALLE, TERESA LOSADA; VEASEY, ELIZABETH ANN. A comparative genetic diversity assessment of industrial and household Brazilian cassava varieties using SSR markers. Bragantia, v. 70, n. 4, p. 745-752, OCT-DEC 2011. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Marcos Vinícius Bohrer Monteiro. Diversidade genética de etnovariedade de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em áreas de Cerrado no Estado do Mato Grosso do Sul e de variedades comerciais por meio de marcadores microssatélites. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.