Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de cDNA microarrays na identificação de novos genes canditados a modulação da recombinação V(D)J dos receptores de células T (TCR)

Processo: 03/00982-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Geraldo Aleixo da Silva Passos Júnior
Beneficiário:Danielle Aparecida Rosa de Magalhães
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12135-9 - Projeto transcriptoma: análise da expressão gênica em larga escala usando DNA-arrays, AP.TEM

Resumo

Durante o processo de recombinação V(D)J as regiões que codificam os domínios variáveis de receptores de células T (TCRV) se unem a subexons (selecionados ao acaso) dispostos em fileiras repetidas em tandem de segmentos D (diversidade) e segmentos J (junção). O resultado é a fusão de um segmento V-D-J funcional. Resultados anteriores nosso mostram que os genes RAG-1 e 2 se expressam no timo fetal murino a partir do 13º dia de gestação em linhagens isogênicas de camundongos. Entretanto, a emergência da recombinação V(D)J nos loci de TCRa e TCRb se mostrou diferente entre linhagens, mas não a expressão (mRNA) destes genes. Em outros projetos observamos que a emergência da recombinação de TCRVb8.1 durante o desenvolvimento fetal difere entre linhagens isogênicas. Os híbridos F1 entre Balb-c e C57 BI/6 iniciam a recombinação V(D)J de TCRVb8.1 no mesmo dia de gestação de uma das linhagens parentais (14º dia, como em C57BI/6). Isto nos sugere "dominância" do background genético de paterno, no caso, C57BI/6 no que refere à emergência da recombinação de TCR. Este achado com híbridos entre as linhagens isogênicas abriu-nos a perspectivas de encontrarmos os genes que controlam a emergência da recombinação. Além disso, estamos interessados em encontrar genes que se expressam exclusivamente nos timócitos à época da recombinação V(D)J, por meio de cDNA microarrays. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHÃES, Danielle Aparecida Rosa de. Análise do transcriptoma durante a ontogenia do timo.. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.