Busca avançada
Ano de início
Entree

Experiência e formação em Walter Benjamin

Processo: 05/52715-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Divino José da Silva
Beneficiário:Caroline Mitrovitch
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação

Resumo

A proposta desta pesquisa é estudar o conceito de experiência (Erlebnis/ Erfahrung) de Walter Benjamin com o objetivo de articulá-lo às reflexões mobilizadas pela filosofia da educação acerca do sentido da formação (Bildung) na modernidade. Questionando o advento de uma cultura que não está mais vinculada à tradição e ao sentido da totalidade, o desafio de Benjamin é enfrentar lucidamente sua época e assumir a radicalidade da construção do presente como desapropriação crítica da cultura burguesa. Assim, trata-se de refletir sobre a necessidade ética e política de roubar a tradição das mãos do conformismo e reconstruir a experiência histórico-formativa do homem moderno. Pensar a educação na modernidade a partir dessa perspectiva significa compreender a verdadeira experiência histórica como indagação e crítica dos valores que queremos deixar às gerações futuras. Nesse contexto, uma pergunta torna-se fundamental: quais desafios o pensamento de Benjamin lança a quem pretende ser professor hoje? Esta pesquisa, portanto, procura acentuar o papel da ação educativa enquanto possibilidade de articulação das vivências desgarradas da modernidade em uma autêntica experiência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Livro analisa contribuição de Walter Benjamin para a educação 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MITROVITCH, Caroline. Experiência e formação em Walter Benjamin. 2007. 128 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.