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Funcao simbolica e topografia de controle de estimulo: condicoes necessarias e suficientes para formacao e expansao de relacoes simbolicas.

Processo: 05/53589-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Priscila Crespilho Grisante
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Equivalência de estímulos

Resumo

A presente proposta apóia-se em um modelo comportamental que aborda a relação entre símbolo e referente como uma relação de equivalência, com potencial gerativo do qual emergem novas relações. Pretende investigar os processos comportamentais básicos subjacentes à aquisição de relações simbólicas envolvendo estímulos visuais abstratos, visando elucidar a questão que abarca as condições necessárias e suficientes para a emergência de relações de equivalência. Para tanto, considerando-se a teoria da coerência das topografias de controle de estímulos (Mcllvane, Serna, Dube & Stromer, 2000), serão utilizados métodos que induzem determinadas topografias de controle de estímulo nas discriminações condicionais de linha de base (controle por seleção e controle por rejeição). Quatro crianças com Síndrome de Down participarão do estudo, composto pelas seguintes etapas: 1) treino das relações AB, BC e CD e verificação de relações emergentes por meio de sonda. 2) treino das relações EF, FG e GH e verificação de relações emergentes, 3) treino da relação HD e verificação de uma possível expansão de classe de estímulo. Se os resultados forem positivos (emergência de relações de equivalência e expansão de classes), a conclusão de que relações de seleção e de rejeição são suficientes para a formação de equivalência será fortalecida, bem como a utilidade desse tipo de procedimento no desenvolvimento e difusão de procedimentos de ensino de comportamento simbólico e conceitual. (AU)