Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da oxigenacao de hidrocarbonetos com ferroclorinas e ferroporfirinas como catalisadores em meio homogeneo e heterogeneizados.

Processo: 05/53558-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Yassuko Iamamoto
Beneficiário:Tatiana Stedile Minorin
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Catalisadores

Resumo

Este projeto objetiva explorar o potencial catalítico de uma nova classe de catalisadores Felllcomplexo, tendo como ligante a clorina fluorossubstituída em comparação com Felllporfirina fluorossubstituída. Serão realizados estudos catalíticos em sistemas homogêneos e heterogeneizados na oxidação de substratos como cicloexano e cis-cicloocteno em diferentes solventes, utilizando como doadores de oxigênio o iodosilbenzeno (PhIO) e o peróxido de hidrogênio (H2O2). Para compreender os possíveis mecanismos envolvidos, pretende-se estudar a seletividade destas oxidações, bem como as reações competitivas cis-cicloocteno/ciclooctano. Os intermediários catalíticos dos processos de oxidação também serão investigados através de espectroscopia UV-Vis e EPR. Para a obtenção dos sistemas heterogeneizados os catalisadores serão imobilizados: i) por ligação covalente em sílica funcionalizada com grupo amino (AMPS) e ii) por interação eletrostática em sílica funcionalizada com grupos carboxilatos (SiCOO-). Os catalisadores suportados serão caracterizados por espectroscopia vibracional, UV-Vis e EPR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MINORIN, Tatiana Stedile. Estudo comparativo da oxigenação de hidrocarbonetos com ferroclorinas e ferroporfirinas como catalisadores em meio homogêneo e heterogeneizados. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.