Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição morfológica e posicionamento taxonômico de um crocodyliforme do Cretáceo Superior da Bacia Bauru, região de General Salgado, SP

Processo: 05/52411-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Hussam El Dine Zaher
Beneficiário:Paulo Miranda Nascimento
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13602-4 - Evolução da fauna de répteis no sudeste brasileiro do Cretáceo superior ao recente: paleontologia, filogenia e biogeografia, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Cretáceo

Resumo

A região de General Salgado (formação Adamantina, Bacia Bauru) se mostra uma região extremamente rica em material de fósseis de vertebrados. Essa riqueza evidencia-se na presença de diversos registros de crocodilianos do Cretáceo. Entre eles, encontra-se um esqueleto pós-craniano praticamente completo e partes do crânio de um provável Sebecosuchia. Os caracteres que aproximam o exemplar deste grupo são: a forma maciça do barra quadratojugal, a presença de ornamentações profundas no dermatocrânio e as proporções do animal (cerca de um metro e vinte centímetros). Já foi noticiada a existência de material pós-craniano dessa família extinta de Crocodylomorpha, porém nenhum exemplar apresentava tamanho grau de preservação. Esse material fóssil pode tratar-se de um novo táxon. Isso será esclarecido mediante a descrição desse espécime e comparação com os táxons conhecidos de Sebecosuchia. Os caracteres levantados serão empregados para definir a posição taxonômica do exemplar no grupo dos Sebecosuchia, e pretende-se, com isso, contribuir para a compreensão da diversidade dos mesmos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, PAULO MIRANDA; ZAHER, HUSSAM. The skull of the Upper Cretaceous baurusuchid crocodile Baurusuchus albertoi Nascimento & Zaher 2010, and its phylogenetic affinities. ZOOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY, v. 163, n. 1, p. S116-S131, DEC 2011. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Paulo Miranda. Descrição morfológica e posicionamento filogenético de um Baurusuchidae (Crocodyliformes, Mesoeucrocodylia) do Cretáceo Superior da Bacia Bauru, região de General Salgado (SP). 2008. 251 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.