Busca avançada
Ano de início
Entree

Divulgação científica e comunicação de risco nas áreas de meio ambiente e saúde pública

Processo: 05/52239-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Newton Müller Pereira
Beneficiário:Gabriela Marques Di Giulio
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Comunicação de risco   Divulgação científica   Meio ambiente   Saúde pública

Resumo

O presente projeto analisará a prática do jornalismo científico na área de meio ambiente e saúde pública, tomando por referência a divulgação de informações sobre exposição humana e ambiental à contaminação por chumbo no Alto Vale do Ribeira, entendendo-se essa divulgação como um processo de levar informações ao público leigo numa linguagem acessível. Essa análise abordará também o compromisso com e a atuação dos pesquisadores na comunicação dos resultados de suas pesquisas nas áreas supracitadas, especialmente quando esses resultados sugerirem situação de risco para a comunidade, como ocorreu no Ribeira. Tal tipo de comunicação e sua respectiva literatura, embora bastante estudada e discutida em outros países, ainda não vem merecendo o devido destaque no Brasil, motivo que por si só justifica a presente proposta. Num plano mais amplo, este estudo focalizará os meios pelos quais a divulgação, democratizando o conhecimento, pode fornecer subsídios à sociedade em geral e aos gestores públicos, em particular, na formulação de políticas públicas de prevenção ou atenuação de situações de risco. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DI GIULIO, GABRIELA MARQUES; FIGUEIREDO, BERNARDINO RIBEIRO; FERREIRA, LUCIA COSTA; MACNAGHTEN, PHIL; MANAY, NELLY; SEBASTIAO ARAUJO DOS ANJOS, JOSE ANGELO. Participative risk communication as an important tool in medical geology studies. JOURNAL OF GEOCHEMICAL EXPLORATION, v. 131, n. SI, p. 37-44, AUG 2013. Citações Web of Science: 2.
GABRIELA MARQUES DI GIULIO; BERNARDINO RIBEIRO FIGUEIREDO; LÚCIA DA COSTA FERREIRA; JOSÉ ÂNGELO SEBASTIÃO ARAÚJO DOS ANJOS. Comunicação e governança do risco: a experiência Brasileira em áreas contaminadas por chumbo. Ambiente & Sociedade, v. 13, n. 2, p. -, Dez. 2010.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIULIO, Gabriela Marques Di. Divulgação cientifica e comunicação de risco : um olhar sobre Adrianopolis, Vale do Ribeira. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociencias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.