Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do uso de extrato etanólico de própolis de Apis mellifera sobre a superfície de resina acrílica

Processo: 03/03611-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Wander José da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Rugosidade superficial   Energia de superfície   Própolis   Resinas acrílicas

Resumo

A crescente ineficácia de drogas antifúngicas tradicionais no tratamento da candidose exige o desenvolvimento de drogas e tratamentos alternativos para esta infecção. Tem sido demonstrado que o extrato etanólico de própolis de Apis mellifera apresenta atividade antimicrobiana sobre patógenos bucais, entre eles Candida albicans, o que abre novas perspectivas de estudo para uso da mesma no tratamento da candidose. O objetivo deste estudo será avaliar, in vitro, a aplicação do gel de extrato etanólico de própolis quanto às propriedades físicas de rugosidade; efeito sobre a energia livre de superfície e a mensuração dos componentes da própolis que poderão incorporar-se à resina acrílica. A determinação da energia livre de superfície será dada através da mensuração do ângulo de contato entre a superfície da resina e líquidos com diferentes propriedades físico-químicas. O efeito dos produtos a serem avaliados sobre a rugosidade das resinas será determinado por meio de rugosímetro Taylor-Hobson de alta-resolução. A possível incorporação destes produtos na resina acrílica será detectada pela análise da água de armazenamento através de Cromatografia de alta performance por camada fina e Cromatografia líquida de alta performance em fase reversa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Wander José da. Efeito da nistatina, fluconazol e do extrato etanolico de propolis de Apis mellifera sobre propriedades de superficie de resina acrilica. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.