Busca avançada
Ano de início
Entree

A ordenacao sonora do mundo: o imaginario medieval do som nos "tratados" de ars musica (seculos ix-xii).

Processo: 05/51800-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Hilario Franco Júnior
Beneficiário:Eduardo Henrik Aubert
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnomusicologia   Som   História do imaginário   Idade Média   História da cultura

Resumo

Este projeto parte da constatação de que o som oferece um campo de reflexões promissor, que, aos poucos, vai sendo tateado pelos cientistas humanos (e pelos historiadores, entre eles). Com o objetivo de contribuir para essa reflexão nos quadros de uma história cultural e social, propõe-se aqui uma investigação do som na Idade Média, mais especificamente entre os séculos IX e XIII. De fato, alguns trabalhos recentes evidenciaram o interesse e a factibilidade do estudo dos sons nesse período. Reconhecendo no som um elemento cultural complexo, este projeto pretende investigar uma faceta da problemática, o pensamento sobre o som no espaço de tempo aludido, tal qual ele pode ser recuperado a partir do gênero textual complexo dos "tratados" de Ars musica. A reflexão medieval sobre o som parece muito estreitamente vinculada a questões fundamentais da cultura medieval, ainda que guardada a sua especificidade. Mais ainda, essa reflexão parece ter uma dimensão prática importante, o que lhe dá grande impacto no funcionamento da sociedade. O que pretendemos, assim, é realizar uma contribuição no estudo daquele que parece ser um objeto historiográfico de grande relevância, mas ainda pouco conhecido. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AUBERT, Eduardo Henrik. Intento sensu et vigilanti mente: esboço de uma problemática histórica do som no Ocidente medieval. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.