Busca avançada
Ano de início
Entree

Mídias e educação: análise das estratégias pedagógicas do professor no processo de ensino-aprendizagem

Processo: 05/53277-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sergio Ferreira Do Amaral
Beneficiário:Mariana Cristina de Almeida Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Mediação pedagógica

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como tema a análise das estratégias que professores fazem utilizando as mídias no contexto de ensino aprendizagem. Entendemos que a escola é a instituição privilegiada para o trabalho com as linguagens midiáticas, uma vez que essas linguagens já estão inseridas no espaço social e cotidiano dos alunos e professores, em geral, na forma de consumo de suas mensagens. Então, a proposta de trabalho com as mídias insere-se na perspectiva da produção de conteúdo no espaço educativo, de forma a construir e reconstruir conhecimentos e saberes com elas. Focamos a questão das estratégias de mediação pedagógica do professor de forma a mediar e midiatizar sua ação docente, as mídias e o objeto de aprendizagem. Daremos ênfase no trabalho de produção em vídeo e na rede internet, As bases teóricas gerais utilizadas para a pesquisa são as que envolvem a questão da mediação, baseadas na Psicologia Sócio- Interacionista de Vigotski e seguidores, a Teoria da Atividade e de Dispositivos de Formação, e a Formação do trabalho docente. Propomos a observação participante em escola pública municipal de Ensino Fundamental para a coleta de dados e análise destas estratégias de mediação utilizando as mídias e a forma que os professores entendem as diferentes formas de atividades e estratégias para seu uso, em sala de aula. A análise de dados se dará sob as propostas da Análise de Conteúdo como forma de construir categorias encontradas no contexto da atividade de professores e alunos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Mariana Cristina de Almeida. Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.