Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação de sistema de rastreamento para robôs móveis autônomos

Processo: 05/53319-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Elder Moreira Hemerly
Beneficiário:Cleiton Rodrigo de Oliveira
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Visão computacional   Lógica fuzzy   Robôs móveis   Robôs autônomos   Redes neurais (computação)

Resumo

Este projeto objetiva a implementação em tempo real de um sistema de rastreamento para uso em robôs móveis autônomos. Para tanto, dois subproblemas básicos serão investigados: a) predição de posição do alvo com base em leituras ruidosas de sensores, e b) controle do movimento do robô móvel, de modo a se alcançar o alvo. O principal sensor a ser utilizado será aquele baseado em visão, e como estratégias de controle pretende-se investigar um controlador baseado nos princípios de estabilidade de Lyapunov, comparando-o com o controle já implementado que se baseia nas técnicas de lógia fuzzy. Convém enfatizar que alguns aspectos dos 2 subproblemas supracitados já foram estudados, isoladamente, pelo grupo de pesquisa, em particular no projeto FAPESP no. 99/05772-2, encerrado em 21/10/2001 e em (SILVA, A. A.,2004), tese de mestrado orientada pelo orientador da presente proposta. Neste projeto pretende-se capitalizar nesta experiência já adquirida e implementar um sistema de rastreamento para robôs móveis autônomos, que constitui um paradigma de aplicação de rastreamento de alvos móveis, com diversas aplicações práticas. Como contribuição, pretende-se realizar simulações realistas para avaliação de desempenho, complexidade computacional e robutez dos algoritmos de predição de posição do alvo e controle do robô móvel, em situações de interesse, o objetivo principal será a realização de experimentos em tempo real. Para tanto será empregado o robô móvel Magellan Pro-RWII, já adquirido com recursos do projeto FAPESP supracitado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Implementação de sistema de rastreamento para robôs móveis autônomos. 2007. 123 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.