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Linguagem e identidade: o sujeito se (re)vela

Processo: 04/14625-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria José Rodrigues Faria Coracini
Beneficiário:Angela Derlise Stube Netto
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Identidade (psicologia)   Identidade linguística   Diversidade cultural   Estudos de linguagem   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Formacao De Professores | Identidade | Memoria | Pluralidade Linguistica | Subjetividade

Resumo

O propósito deste estudo é analisar a constituição identitária de sujeitos-professores de língua portuguesa, que não possuem exclusivamente essa língua (normalmente tomada como língua materna de quem é brasileiro) na sua inscrição no campo da linguagem para, com isso, pensar seu processo de formação. Os sujeitos de nossa pesquisa serão professores da educação básica, da rede pública de ensino, na região de Concórdia/SC, cuja história sociocultural é marcada pela imigração europeia. Frente a esse contexto, formulamos a hipótese de que essa história de vida, caracterizada por uma constituição linguística marcadamente plural, traz incidências para a formação de professores de LP. Esta pesquisa nos permite, ainda, problematizar o silenciamento da presença consistente das línguas dos imigrantes no cotidiano de uma parcela - não pequena - da sociedade brasileira, em prol de um imaginário que propaga a ideia de uma nação monolíngue. É pelo reconhecimento da complexidade desse contexto que surge a pertinência de discutir a formação de professores, para ensejar um novo modo de compreender e valorizar a diversidade linguística e cultural, constitutiva do sujeito. Do ponto de vista teórico, situamo-nos na interface da análise do discurso, com o desconstrutivismo e alguns conceitos psicanalíticos, que trabalham com a noção de sujeito compreendido na sua heterogeneidade e na sua contradição inerente, como também as determinações histórico-sociais e culturais - permeadas pelo desejo e pelo inconsciente - que lhe são próprias. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETTO, Angela Derlise Stube. Tramas da subjetividade no espaço entre-linguas: narrativas de professores de lingua portuguesa em contexto de imigração. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

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