Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagem proteomica na progressao tumoral de gliomas.

Processo: 05/53039-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:José César Rosa
Beneficiário:Marcela Gimenez
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Proteoma   Biologia computacional   Neoplasias   Glioma

Resumo

As células gliais podem mudar para formar células tumorais gliais, ou gliomas. Como tumorigênese em outros tecidos, o desenvolvimento de um tumor cerebral depende de mutações que mudam proto-oncogenes para oncogenes ou inativam genes supressores de tumores. Várias alterações genéticas, tais como o envolvimento de vários caminhos metabólicos e de controle do ciclo celular, têm sido detectadas e catalogadas para servirem de alvos moleculares para o desenvolvimento de novas terapias. A proteômica tenta buscar informações compreensíveis para elucidar a função de genes através de uma análise sistemática e global de proteínas diferencialmente expressas. O projeto de pesquisa proposto, através da proteômica, pretende identificar proteínas diferencialmente expressas durante a progressão tumoral de gliomas, de acordo com o aumento dos graus de malignidade (graus I, II, III e IV). Para isso serão utilizadas ferramentas como eletroforese bidimensional 2DE, espectrometria de massa MALDI-TOF e ESI-MS/MS e a bioinformática. Pretende-se ao fim construir um "database" ligando imagens dos géis, "spots" identificados, espectros de massa e anotações das proteínas identificadas. O estudo da expressão diferencial de proteínas deve refletir o estado físico-patológico das células cancerosas, tornando as proteínas candidatas a biomarcadores para diagnóstico, prognóstico e/ou alvo no desenvolvimento de estratégias terapêuticas e novos fármacos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENEZ, MARCELA; DE OLIVEIRA SOUZA, VANESSA CRISTINA; IZUMI, CLARICE; BARBIERI, MANUELA R.; CHAMMAS, ROGER; OBA-SHINJO, SUELI MIEKO; UNO, MIYUKI; NAGAHASHI MARIE, SUELY KAZUE; ROSA, JOSE CESAR. Proteomic analysis of low- to high-grade astrocytomas reveals an alteration of the expression level of raf kinase inhibitor protein and nucleophosmin. PROTEOMICS, v. 10, n. 15, p. 2812-2821, JUL 2010. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.