Busca avançada
Ano de início
Entree

Venoconstrição induzida por Angiotensina II em ratos normotensos e hipertensos: estudo de mecanismos de ação, localização e expressão de receptores At1 e AT2

Processo: 05/52402-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Maria Helena Catelli de Carvalho
Beneficiário:Rodrigo Azevedo Loiola
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Veias   Hipertensão   Angiotensinas   Sistema renina-angiotensina

Resumo

A Angiotensina II é um octapeptídeo multifuncional que possui inúmeras ações no músculo liso vascular, desempenhando um papel fundamental no controle da integridade funcional e estrutural do sistema vascular nos processos fisiológicos envolvidos no controle da pressão arterial e mecanismos patológicos desenvolvidos em doenças cardiovasculares. As ações induzidas por Angiotensina II são mediadas por receptores AT1 e AT2, pertencentes à família de receptores acoplados à proteína G. Embora os efeitos causados pela Angiotensina II estejam bastante esclarecidos no sistema arterial, muito pouco se sabe a respeito de suas ações em veias e vênulas. O sistema venoso contém cerca de 65% do volume sangüíneo total, portanto, alterações do tônus venoso podem causar modificações importantes no débito cardíaco, influenciando dessa forma os níveis pressóricos. Em trabalho realizado em nosso laboratório (submetido à publicação) demonstramos que a Ang II promove venoconstrição consistente em anéis de veia porta e em vênulas mesentéricas de ratos Wistar. No presente projeto pretendemos avaliar as respostas venosas à Ang II em veia porta e em vênulas de ratos hipertensos (SHR), analisando paralelamente a expressão e localização de receptores AT1 e AT2 em veia porta e em vênulas de ratos Wistar e SHR. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOIOLA, Rodrigo Azevedo. Venoconstrição induzida por angiotensina  II em ratos normotensos e hipertensos: estudo de mecanismos de ação, localização e expressão de receptores AT1 e AT2.. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.