Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao imunofenotipica, estudo do indice de dna e de alteracoes moleculares em celulas blasticas de pacientes portadores de leucemia linfoide aguda diagnosticados na fundacao hemope.

Processo: 05/53272-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Irene Gyongyver Heidemarie Lorand Metze
Beneficiário:Mariana Rezende Bandeira de Mello
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citometria de fluxo

Resumo

A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) representa 75-80% de todos os casos de leucemia em crianças. Em contraste, a LLA representa apenas 20% das leucemias no adulto. Como a classificação FAB não prevê características de imunofenotipagem, alterações citogenéticas ou comportamento clínico da doença, há consenso em que a tradicional classificação L1, L2 e L3 para LLA seja modificada para LLA derivada de precursores de células B e LLA derivada de células T. Certas características clínicas e laboratoriais exibidas pelo paciente no momento do diagnóstico têm valor prognóstico e servem para estratificá-los em grupos de risco para recaída, o que tem se tornado elemento essencial para o desenho e análise do tratamento atual. Estas características incluem a princípio a idade, leucometria, imunofenótipo e alterações citogenéticas ao diagnóstico. Este estudo tem o interesse de iniciar na Fundação Hemope o estudo de alguns dos fatores prognósticos na LLA que ainda não foram implantados na rotina diagnostica da Instituição. Tem como objetivos: estudar as características fenotípicas e sua distribuição; estudar o ciclo celular e ploidia dos pacientes; estudar os rearranjos BCR/ABL, AF4/MLL, E2A/PBX1 e TEL/AML1 por Biologia Molecular e sua freqüência em crianças e adultos; e, finalmente, correlacionar os achados imunofenotípicos, citogenéticos e moleculares com a resposta a terapia de indução nos portadores de LLA. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Mariana Rezende Bandeira de. Avaliação imunofenotipica, estudo do indice de DNA e de alterações moleculares em celulas blasticas de pacientes portadores de leucemia linfoide aguda diagnosticados na Fundação Hemope. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.