Busca avançada
Ano de início
Entree

O significado da religiosidade para os pacientes com câncer

Processo: 05/53574-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Elizabeth Ranier Martins Do Valle
Beneficiário:Joelma Ana Espíndula
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Religiosidade   Pacientes

Resumo

O estudo tem por objetivo encontrar respostas para a questão: como os pacientes com câncer vivenciam o fenômeno da religiosidade e da fé na tentativa de minimizar o seu sofrimento e sua dor durante o tratamento de doença tão grave? O aumento dos sobreviventes de câncer iniciou na década de 60 e este número vem crescendo nas décadas subseqüentes. Porém, ainda ocorre uma crescente causa de mortalidade em nosso país, chegando a ocupar a segunda ou terceira posição, dependendo da região estudada. Sua prevenção vem sendo associada à identificação e controle dos fatores de risco presentes no estilo de vida das pessoas, tais como dieta alimentar incorreta, estresse, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo. Para salvar uma vida realizam muitas manobras invasivas, agressivas e desconfortáveis. Quando a cura não acontece é preciso submeter o paciente a outros tratamentos. É possível cuidar do paciente através do tratamento paliativo, por medicamentos para aliviar a dor e psicoterapia breve, dando-lhe uma sobrevida significativa. Diante disso, observamaos como a religião e a fé tem sido procurada pelo homem com as mais diversas finalidades e propósitos, visando a busca da resolução dos problemas e resposta para os questionamentos que envolvem a complexa vida humana. Pretendo preencher as lacunas existentes na literatura acadêmica no Brasil referente ao tema específico do câncer e da religiosidade, utilizando a metodologia fenomenológica-existencial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPINDULA, JOELMA ANA; MARTINS DO VALLE, ELIZABETH RANIER; BELLO, ANGELA ALES. Religion and Spirituality: the Perspective of Health Professionals. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 6, p. 1229-1236, NOV-DEC 2010. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESPÍNDULA, Joelma Ana. O significado da religiosidade para pacientes com câncer e para profissionais de saúde. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.