Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade do regime de monções de verão da América do Sul e interação com a biosfera no Sudeste e Centro-Oeste

Processo: 05/56487-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Leila Maria Vespoli de Carvalho
Beneficiário:Ana Elizabethe da Silva
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Micrometeorologia   América do Sul   Cerrado   Interação biosfera-atmosfera   Monções   Mudança climática   Uso do solo

Resumo

Este projeto tem por objetivo investigar o regime de monções de verão da América do Sul (REMAS) e sua variabilidade intrasazonal e interanual. Um amplo diagnóstico do padrão da circulação atmosférica, temperatura e umidade do ar, fluxos de calor sensível e latente à superfície será efetuado. Propõe-se definir uma métrica adequada capaz de determinar a transição, o estabelecimento e o final do REMAS. Todos estes aspectos serão examinados no período entre 1979-2004, utilizando-se dados das reanálises (NCEP/NCAR), e precipitação e NDVI ("Normalized Difference Vegetation Index") por satélite. Em escala local, serão examinados, para períodos mais curtos, dados de fluxos à superfície em estações micrometeorológicas em sítios na região do cerrado. Serão examinadas as relações entre fluxos de superfície nos sítios e as reanálises em intervalos de 6 horas. O propósito desta análise é verificar se as reanálises reproduzem as principais características do ciclo diurno dos fluxos na região. A resposta da vegetação à variabilidade do regime de monções será investigada regionalmente com dados médios mensais de NDVI. Este plano de trabalho é parte das pesquisas que serão realizadas dentro do projeto temático Interação Biosfera-Atmosfera Fase 2: Cerrados e Mudanças de Uso da Terra (FAPESP), coordenado pelo Dr. Humberto Rocha (IAG/USP), tendo a orientadora como pesquisadora colaboradora. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, ANA ELIZABETHE; VESPOLI DE CARVALHO, LEILA M. Large-scale index for South America Monsoon (LISAM). Atmospheric Science Letters, v. 8, n. 2, p. 51-57, Apr. 2007. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.