Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do uso de esteróides anabolizantes associados ao treinamento físico de natação sobre o fluxo sanguíneo para o miocárdico de ratos normotensos

Processo: 05/52100-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Edilamar Menezes de Oliveira
Beneficiário:Fernanda Roberta Roque Redondo
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fluxo sanguíneo   Adenosina   Natação   Cardiomegalia   Treinamento físico

Resumo

O uso de esteróides anabolizantes vem se tornando um recurso cada vez mais utilizado por atletas e muito crescente também entre praticantes de atividades física, porém diversos estudos demonstram uma associação destas drogas com alterações e/ou adaptações no sistema cardiovascular como hipertrofia cardíaca, prejuízo no fluxo coronário e perfusão cardíaca, entre outras (Tagarakis, 2000 e Woodiwiss, 2000). Já está bem claro na literatura que o exercício físico dinâmico realizado de forma crônica é eficiente em proporcionar adaptações benéficas ao sistema cardiovascular (Russell, 2000 e Sullivan, 1998). Por outro lado, os efeitos do uso de esteróides anabolizantes associados ao exercício físico ainda são pouco conhecidos. Portanto, este trabalho tem como objetivos avaliar alguns pontos de extrema importância ao sistema cardiovascular, como, a hipertrofia cardíaca, a distribuição do fluxo sangüíneo para o coração e investigar a possibilidade de que a adenosina exerce um importante papel nas alterações vasculares. Para a realização deste estudo serão utilizados ratos Wistar machos, que farão uso de doses suprafisiológicas de esteróides anabolizantes e participarão do treinamento físico aeróbio de natação, durante 10 semanas (5x/sem.- 1 h/dia). Após o treinamento os protocolos utilizados serão: microesferas coloridas (para avaliar o fluxo sangüíneo), técnicas de morfologia (para avaliar hipertrofia cardíaca) e morfometria cardíaca (para analisar nº de capilares), quantificação do colágeno perivascular e para investigarmos um possível mecanismo envolvido na alteração de fluxo para miocárdio serão realizadas análises bioquímicas para verificar a formação da adenosina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROQUE, FERNANDA R.; RENO SOCI, URSULA PAULA; DE ANGELIS, KATIA; COELHO, MARCELE A.; FURSTENAU, CRISTINA R.; VASSALLO, DALTON V.; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA; OLIVEIRA, EDILAMAR M. Moderate exercise training promotes adaptations in coronary blood flow and adenosine production in normotensive rats. Clinics, v. 66, n. 12, p. 2105-2111, 2011. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.