Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da obtenção de imagens de tomografia por impedância elétrica através do método de otimização topológica aliado a métodos probabilísticos

Processo: 05/00270-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Emílio Carlos Nelli Silva
Beneficiário:Luis Augusto Motta Mello
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Diagnóstico por imagem   Otimização topológica

Resumo

Um tomógrafo por impedância elétrica permite obter imagens do interior de um corpo mediante os valores de potenciais elétricos medidos em eletrodos posicionados em seu redor, quando certo fluxo de corrente é aplicado, também por eletrodos, segundo um padrão de excitação. Aos valores de potenciais medidos, estão associadas incertezas, provenientes dos próprios aparelhos de medição e de eventuais agentes externos. Além disto, outras fontes de incertezas podem estar presentes, como as relacionadas às correntes elétricas impostas, por exemplo. Nestas condições, o resultado da tomografia apresentará um determinado grau de confiabilidade, ou seja, haverá a probabilidade (grande ou pequena), controlada ou não, de a imagem representar o interior do corpo. Em seu trabalho de Mestrado, o aluno implementou um “software” baseado no Método de Otimização Topológica (MOT) para o estudo da obtenção de imagens tridimensionais de Tomografia por Impedância Elétrica (TIE). Tal trabalho apresentou resultados satisfatórios e motivou o aprofundamento no tema relacionado. A natureza incerta (citada anteriormente) e eventualmente estatística de algumas variáveis do problema, o qual se assumiu, inicialmente, puramente determinístico, determinou a continuação do estudo. Portanto, o objetivo desse projeto de Doutorado é estudar a aplicação do MOT, aliado a métodos probabilísticos, para a obtenção de imagens de TIE com certo nível de confiabilidade, dadas as incertezas inerentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTTA MELLO, LUIS AUGUSTO; DE STURLER, ERIC; PAULINO, GLAUCIO H.; NELLI SILVA, EMILIO CARLOS. Recycling Krylov subspaces for efficient large-scale electrical impedance tomography. COMPUTER METHODS IN APPLIED MECHANICS AND ENGINEERING, v. 199, n. 49-52, p. 3101-3110, 2010. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Luis Augusto Motta. Estudo do aumento do desempenho de um sistema de tomografia de impedância elétrica através do método de otimização topológica.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.