Busca avançada
Ano de início
Entree

DEOPS: um olhar vigilante sobre movimento social do cristianismo de libertação na Cidade de São Paulo (1954-1974)

Processo: 05/56288-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Aparecida de Aquino
Beneficiário:Admar Mendes de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Repressão política   Movimentos sociais   Igreja católica   Democracia

Resumo

A análise dos documentos existentes no DEOPS/SP e dos depoimentos colhidos junto aos religiosos dominicanos, ainda no mestrado, revelou uma prática política que rompia com um longo período de menor participação, de setores da Igreja nos problemas político-sociais do país. Um rompimento calcado num conjunto de reflexões teóricas (teológicas e políticas) e de práticas religiosas, que pôs na ordem do dia a ação política como via de libertação das mazelas sociais dos excluídos da sociedade. No Brasil dos anos 70, uma prática traduzida sobretudo em defesa dos direitos humanos e políticos dos perseguidos pelo regime militar brasileiro. É um aspecto deste romper que este projeto pretende trabalhar. O contato e a análise de parte da documentação do DEOPS/SP trouxe à tona a questão do olhar vigilante exercido por este órgão de segurança sobre os movimentos políticos e sociais que tinham origem ou ligação com o campo religioso. A proposta é identificar, analisar, caracterizar e compreender como esse órgão percebeu a atuação de diferentes movimentos sociais ligados à Igreja Católica. E, num aspecto mais particular, buscaremos perceber e pensar esses importantes movimentos através desta documentação. A documentação a ser analisada refere-se ao período 1954 a 1974. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Admar Mendes de. Estado e Igreja Católica: o movimento social do cristianismo de libertação sob vigilância do DOPS/SP (1954-1974). 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.