Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão dos fatores de crescimento fibroblástico 17 e 18 (fgf-17 e fgf-18) em folículos antrais bovinos

Processo: 05/57568-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Buratini Junior
Beneficiário:Mariana Fernandes Machado
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão de proteínas   Bovinos   Expressão gênica

Resumo

Recentemente, nosso laboratório demonstrou a expressão gênica do fator de crescimento fibroblástico-8 (FGF-8) e seus receptores (FGFR-3c e FGFR-4) em folículos antrais bovinos. Evidências de regulação da expressão gênica do FGFR-3c e FGFR-4 ao longo do desenvolvimento folicular em células da granulosa e da teca, respectivamente, indicam fortemente a participação destes receptores no controle deste processo. Contudo, pouco se conhece sobre a expressão ovariana dos FGFs capazes de ativar o FGFR-3c e FGFR-4. Sendo assim, como continuidade natural de nossa linha de pesquisa, objetiva-se testar a hipótese de que o FGF-17 e FGF-18, escolhidos por serem capazes de ativar o FGFR-3c e o FGFR-4, estão expressos em folículos antrais bovinos. Para tanto, a expressão gênica destes FGFs será investigada por ensaio de transcrição reversa seguido por reação em cadeia pela polimerase (RT-PCR) em oócitos, células da teca e da granulosa de folículos antrais bovinos. Para os FGFs cuja expressão gênica for detectada, o RNAm será quantificado em diferentes fases do desenvolvimento folicular, a fim de testar a hipótese de que a expressão é regulada ao longo deste processo. Além disso, a participação do FSH e do IGF-1 no controle da expressão gênica será investigada em sistema de cultivo de células da granulosa, para os FGFs cuja expressão for detectada neste tipo celular. Finalmente, também para os FGFs cuja expressão gênica for detectada, a presença da respectiva proteína nos folículos antrais bovinos será avaliada por imunohistoquímica utilizando-se anticorpos disponíveis comercialmente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Expressão dos fatores de crescimento fibroblástico 17 e 18 (FGF-17 e FGF-18) em folículos antrais bovinos. 2008. 63 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.