Busca avançada
Ano de início
Entree

O lugar da autonomia privada em Habermas

Processo: 05/54148-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marcos Severino Nobre
Beneficiário:Felipe Gonçalves Silva
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/11860-9 - Moral, política e direito: modelos de teoria crítica, AP.TEM

Resumo

O projeto destina-se a realizar um estudo sobre o conceito de autonomia privada na obra "Direito e Democracia - entre faticidade e validade", de Jürgen Habermas. Habermas se vale ao longo de toda a obra de uma dupla perspectiva de análise, a qual pretende unir as pretensões de legitimidade fundamentadas pela "perspectiva do participante" à descrição da formação do poder comunicativo em sociedades pós-tradicionais, realizada pela "perspectiva sociológica do observador externo". Nossa investigação, portanto, é direcionada não apenas ao âmbito da fundamentação normativa do conceito de autonomia privada, mas também à sua capacidade de mostrar-se inscrito, ainda que potencialmente, na faticidade da formação discursiva da vontade de democracias contemporâneas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Felipe Gonçalves. Liberdades em disputa : a reconstrução da autonomia privada na teoria critica de Jurgen Habermas. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.