Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores preditivos e importância prognóstica das metástases linfonodais em carcinomas das glândulas salivares

Processo: 05/54096-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Luiz Paulo Kowalski
Beneficiário:Kenia Regina Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prognóstico

Resumo

As neoplasias benignas e malignas que acometem glândulas salivares são infreqüentes, embora não sejam tão raras, são de histogênese controversa e constituem cerca de 1 a 4% de todas as neoplasias do organismo. Os principais sítios acometidos são as glândulas parótidas, seguidas das glândulas salivares menores, submandibulares e a menos acometida são as glândulas sublinguais. A baixa incidência das neoplasias de glândulas salivares é um dos principais fatores determinantes para que vários trabalhos enfatizem a análise retrospectiva, considerando o local de incidência, o tipo histológico e a forma de tratamento. O objetivo deste estudo será avaliar as características clinicas, histopatológicas e imunohistoquímicas de cerca de 500 casos de tumores malignos das glândulas salivares tratados no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer A.C. Camargo, São Paulo, a fim de identificar fatores de risco associados ao desenvolvimento de metástases lifonodais. Em uma segunda etapa, avaliar a importância prognostica dessas metástases. Os dados clínicos dos pacientes serão obtidos através dos prontuários médicos e transferidos para uma ficha clínica padronizada especialmente para o estudo. As lâminas histopatológicas serão revisadas para confirmação do diagnóstico. Reações imunohistoquímicas utilizando a técnica estreptavidina-biotina-peroxidase serão realizadas contra proteína p53, antígeno nuclear de proliferação celular (PCNA), antígeno carcinoembrionário (CEA), Ki-67, c-erbB-2 e bcl-2. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Kenia Regina. Fatores preditivos e importancia prognostica das metastases linfonodais em carcinomas das glandulas salivares. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.