Busca avançada
Ano de início
Entree

Validacao de marcadores moleculares envolvidos no processo de formacao de tumores de cabeca e pescoco por meio de analise do e analise do padrao diferencial de metilacao.

Processo: 05/54461-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Marilia de Freitas Calmon
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09497-3 - Identificação e caracterização funcional de marcadores moleculares envolvidos no processo de formação de tumores de cabeça e pescoço por meio da análise do padrão diferencial de metilação, AP.TEM
Assunto(s):Estudos de associação genética   Validação   Cabeça e pescoço   Neoplasias   Metilação   Marcador molecular

Resumo

A metilação de citosinas em dinucleotídeos CpG geralmente resulta na repressão da expressão gênica e está envolvida em vários processos biológicos normais. A metilação anormal do DNA é fortemente implicada no desenvolvimento do câncer e afeta a expressão de mais de uma centena de genes supressores de tumor ou relacionados com a regulação da proliferação e da apoptose e com o reparo do DNA. Esse fato significa que o estudo da metilação do DNA e dos elementos da cromatina associados ao silenciamento gênico e a caracterização cuidadosa dos padrões de metilação no câncer humano são muito importantes. A precisa quantificação do status de metilação de ilhas CpG pode, sem dúvida, resultar no desenvolvimento de um marcador molecular poderoso para diagnóstico e prognóstico de neoplasias e ainda levar à identificação de novos alvos terapêuticos. O objetivo geral do presente projeto é investigar o perfil de metilação de ilhas CpG em tumores de cabeça e pescoço e identificar biomarcadores candidatos para diagnóstico e prognóstico desses tumores. Os objetivos específicos são: (a) Através das técnicas MSP e RT-PCR em tempo real, validar a metilação e a expressão dos marcadores identificados por arrays e por MS/AP-PCR e (b) Validar por imuno-histoquímica, nos tecidos tumorais em diferentes estágios da doença e em suas respectivas margens, os marcadores moleculares selecionados por MSP e RT-PCR. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALMON, Marilia de Freitas. Silenciamento epigenético dos genes CRABP2 e MX1 em tumores de cabeça e pescoço. 2009. 196 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.