Busca avançada
Ano de início
Entree

A logística de distribuição e o uso do território brasileiro: o setor atacadista distribuidor e as intermediações entre a produção e o a produção e o pequeno varejo mercearil

Processo: 05/54140-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Ricardo Abid Castillo
Beneficiário:Marcos Antonio de Moraes Xavier
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Logística   Distribuicão

Resumo

A fragmentação geográfica da produção somada à necessidade de uma rápida reposição dos estoques no tempo certo torna a busca pela maior fluidez e precisão das cadeias de suprimento e distribuição uma imposição para a sobrevivência das empresas. Como parte desta cadeia, os atacadistas distribuidores funcionam como intermediadores entre as empresas industriais e o pequeno varejo e tendem a atuarem como operadores logísticos agregando diversos serviços. A pertinência de uma análise e interpretação da reestruturação da atividade atacadista distribuidora a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Geografia se dá pela importância de identificar e compreender a produção de novos arranjos territoriais que tendem, por um lado, a organizar lugares e regiões em função desta atividade e, por outro, a redefinir as redes e fluxos no território nacional e, portanto, as relações entre lugares e regiões. Compreender o papel da atividade atacadista na organização produtiva do território, por sua vez, pode contribuir para subsidiar um planejamento voltado a criar mecanismos de melhoria do acesso aos bens de consumo pela população de menor poder aquisitivo através, por exemplo, de um sistema de distribuição que atinja lugares e regiões onde este acesso é reduzido, enfrenta longas distâncias ou é demasiadamente oneroso. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
XAVIER, Marcos Antonio de Moraes. Os elos entre os circuitos da economia urbana brasileira no atual periodo : os atacadistas distribuidores e seu papel intermediador. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.