Busca avançada
Ano de início
Entree

Remate de males : partituras poeticas.

Processo: 05/56528-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Alcides Celso Oliveira Villaça
Beneficiário:Cristiane Rodrigues de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música   Mário de Andrade   Poesia

Resumo

Percorrendo as múltiplas faces do poeta arlequinal, a face musical de Mário de Andrade começa a ser delineada em Paulicéia desvairada (1922) e em Losango cáqui (1926), ganhando contornos expressivos em Clã do jabuti (1927), permanecendo, ainda, no livro de poemas de 1930, Remate de males (1930), assim como nos livros de poesia da fase madura do autor. O ouvido atento e sensível do poeta-pesquisador apreende, em Paulicéia, a música áspera da cidade que se moderniza e, após experimentar o tom coloquial de Losango caqui, colhe tons e melodias típicos do Brasil - modas, acalantos, toadas, rondós, romances, sambinhas - no livro de 1927, partindo, em Remate de males, após o resgate da sonoridade urbana de Paulicéia e dos tons populares do Clã nos primeiros poemas do volume de 1930, em busca de uma outra sonoridade, de sua "música interior" (BASTIDE, 1997, p 77), multifacetada e complexa. O estudo analítico do livro de 1930, em contraponto ao estudo dos três primeiros livros modernistas de Mário de Andrade e aos momentos significativos dos volumes de poesia posteriores, desvela, portanto, a face musical deste poeta múltiplo que se configura e amadurece por meio da escritura poética de seus primeiros livros modernistas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Cristiane Rodrigues de. Remate de males: a música de poemas amorosos de Mário de Andrade. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.