Busca avançada
Ano de início
Entree

ISOLAMENTO, CARACTERIZACAO, CLONAGEM E EXPRESSAO DOS GENES DE FATORES DE CRESCIMENTO CELULAR A PARTIR DE UM bANCO DE CDNA DE FIGADO FETAL. A DE FIGADO FETAL.

Processo: 05/54589-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dimas Tadeu Covas
Beneficiário:Maria Fernanda de Castro Amarante
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14247-6 - Center for Research on Cell-Based Therapy, AP.CEPID
Assunto(s):Cultura de células   Fatores de crescimento   Células-tronco

Resumo

O ciclo de vida das células tronco hematopoéticas e mesenquimais se caracteriza por estágios de diferenciação e proliferação, os quais são controlados por fatores de crescimento celular específicos. A utilização de tais fatores é essencial para a manutenção e expansão de células in vitro. Este projeto visa a identificação, caracterização, clonagem e expressão em sistemas heterólogos de genes de fatores de crescimento celular a partir do fígado fetal humano. A estratégia estabelecida será o rastreamento destes genes em bancos de cDNA de fígado fetal humano por seqüenciamento randômico de clones. A partir do isolamento destes genes, serão estabelecidos vetores para expressão das proteínas em sistemas heterólogos. A atividade biológica dos fatores de crescimento recombinantes será testada estudando-se a capacidade de manutenção e diferenciação de células tronco hematopoéticas e mesenquimais. Este projeto tem como objetivo a obtenção de produtos biotecnológicos, cuja utilização é essencial no desenvolvimento da terapia celular. (AU)