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Transtornos alimentares: uma revisão sistemática com metassíntese dos estudos qualitativos

Processo: 05/56873-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Sergio Luís Blay
Beneficiário:Cybele Ribeiro Espindola
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos   Pesquisa qualitativa

Resumo

Compreender a experiência nos transtornos alimentares a partir da perspectiva dos pacientes, assim como também dos familiares e profissionais é um passo crucial para melhorar a assistência às pessoas que sofrem desses transtornos e formular intervenções mais apropriadas e efetivas. Considerando que os transtornos alimentares constituem-se num campo de estudo de grande significância para a prática em saúde mental, pretende-se realizar uma revisão sistemática e metasintese dos estudos qualitativos com a finalidade de mapear e sintetizar os achados de pesquisas qualitativas existentes. Será realizada uma pesquisa bibliográfica eletrônica - utilizando como fontes de busca as seguintes bases de dados: Pubmed, Lilacs, Scielo, ISI, PsycoInfo, Embase, além de buscas manuais. Como critérios de inclusão, adotaremos os estudos qualitativos publicados em português, inglês, espanhol ou francês publicados no período de 1990 a 2005 e que atentam aos critérios de qualidade metodológica de acordo com o formulário padronizado (CASP,2002).Serão excluídos capítulos ou livros que forem encontrados na busca, assim como teses ou dissertações de mestrado que não tenham sido publicadas no Brasil. Excluiremos também trabalhos que não tenham como foco principal os transtornos alimentares, além de estudos de baixa qualidade metodológica.Em seguida,os trabalhos selecionados serão lidos e avaliados. Ao final, os estudos serão comparados entre si e seus achados sintetizados e integrados. (AU)