Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da variação do determinante em sintagmas nominais possessivos na história do português

Processo: 05/54895-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Histórica
Pesquisador responsável:Charlotte Marie Chambelland Galves
Beneficiário:Simone Azevedo Floripi
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/03643-0 - Padrões rítmicos, fixação de parâmetros e mudança lingüística, fase 2, AP.TEM
Assunto(s):Pronome possessivo   Sintagma nominal   Sintaxe

Resumo

Este projeto de doutorado objetiva descrever e analisar, dentro de uma perspectiva diacrônica, a variação do uso do Determinante em estruturas com DP possessivo em 23 textos de autores portugueses nascidos desde o século 16 ao século 19. Os textos foram selecionados do Corpus Anotado do Português Histórico Tycho Brahe que se encontram disponíveis na internet no site: www.ime.usp.br/-tycho/corpus. O estudo que pretendo realizar se insere no Projeto "Padrões Rítmicos: Fixação de Parâmetros e Mudança Lingüística Fase I e II (Fapesp 98/3382-3) e (Fapesp 2004/03643-0), desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem - IEL - UNICAMP e coordenado pela Professora Drª Chariotte Marie Chambelland Galves. Como arcabouço teórico será utilizada uma abordagem minimalista (Chomsky (1995), Kayne (1994)) e não lexicalista (Hale e Marants (1993) e Embick e Noyer (2004)), tendo como pressupostos teóricos o Modelo de Princípios e Parâmetros. Para o levantamento de dados serão utilizados os sextos disponíveis no Corpus Tycho Brahe, pois, assim, poderei tratar quantitativamente de objetos mais complexos, tanto do ponto de vista do fenômeno envolvido quanto do período considerado; e, com base nesse tratamento quantitativo, farei uma análise qualitativa sustentável. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FLORIPI, Simone Azevedo. Estudo da variação do determinante em sintagmas nominais possessivos na historia do Portugues. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.