Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática e simulação computacional dos principais mecanismos envolvidos na gênese e na modulação do reflexo h

Processo: 05/56664-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:André Fábio Kohn
Beneficiário:Rogerio Rodrigues Lima Cisi
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Neurociência computacional   Medula espinhal

Resumo

Os elementos neurais da medula espinhal são estudados com o auxílio de técnicas experimentais, modelagem matemática e simulações computacionais. Uma técnica muito utilizada em experimentos e na pesquisa clínica é a geração do reflexo H, por fornecer importantes inferências sobre dinâmicas espinhais. Na área de modelagem matemática, o conhecimento atual permite a construção de modelos refinados para motoneurônios e fibras musculares. Apesar de sua importância central no controle de circuitos neurais na medula espinhal, a modelagem matemática dos interneurônios e sinapses associadas não tem sido abordada com a mesma ênfase, em parte devido à escassez de dados biofísicos. O presente trabalho tem como objetivo modelar elementos da rede neuronal da medula espinhal responsável pela gênese e modulação do reflexo H. Além da modelagem matemática em si, haverá a implementação dos modelos num simulador de fácil utilização. A utilidade de um simulador da medula espinhal está ligada a atividades como a interpretação de experimentos eletrofisiológicos realizados em humanos e no auxílio à criação de hipóteses ou teorias sobre o processamento neural realizado pela medula espinhal no caso são e no caso patológico. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CISI, Rogerio Rodrigues Lima. Sistema de simulação de circuitos neuronais da medula espinhal desenvolvido em arquitetura web.. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.