Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo de plantas daninhas em substratos para produção de mudas cítricas

Processo: 05/54436-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ricardo Victoria Filho
Beneficiário:Andre Siqueira Rodrigues Alves
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Substratos

Resumo

Recentemente a produção cítrica, em especial com relação à produção de mudas, sofreu grandes mudanças. A CVC (Clorose Variegada dos Citros) doença causada pela bactéria Xylella fastidiosa, provocou a obrigatoriedade da produção de mudas cítricas em ambiente protegido desde janeiro de 2003, conseqüentemente a gomose e os nematóides obrigaram que este cultivo se desse sem o uso de solo e portanto o uso de substratos foi adotado. Neste recente contexto de ambiente protegido e proibição do uso de solo no cultivo das mudas, a contaminação do substrato por material propagativo de plantas daninhas deve se constituir em uma das principais preocupações dos produtores de mudas. Uma das formas de contaminação das mudas cítricas por plantas daninhas é a presença de seu propágulo no substrato utilizado. Pela escassez de trabalhos no assunto objetiva-se, com o presente, verificar a sua ocorrência em substratos a base de casca de Pinus usados na produção de mudas cítricas. Para tanto, serão amostrados substratos e matérias-primas antes e depois do processo de fabricação, assim obtêm-se as principais espécies ocorrentes e estatele-se se o processo produtivo tem eficiência no seu controle. Em função das espécies encontradas e das temperaturas observadas no processo produtivo, serão conduzidos ensaios com as espécies encontradas, e outras julgadas importantes, com o intuito de se estabelecer temperatura e tempo necessário ao controle das mesmas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Andre Siqueira Rodrigues. Características biológicas, competição e suscetibilidade a herbicidas de plantas daninhas presentes em substratos utilizados para a produção de mudas cítricas. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.