Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico e biológico dos fungos endofíticos associados com a espécie vegetal Alibertia macrophylla (Rubiaceae). ceae)

Processo: 05/54126-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Angela Regina Araújo
Beneficiário:Camila Martins de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Antioxidantes   Micro-organismos endofíticos   Anticarcinógenos

Resumo

Dando continuidade ao projeto "Bioprospecção em fungos endofíticos de espécies vegetais de Cerrado e Mata Atlântica", inserido nos programas BIOTA e BlOprosecTA/FAPESP, o projeto proposto tem como principal objetivo a obtenção de substâncias bioativas a partir do estudo químico biomonitorado dos extratos produzidos pelos fungos endofíticos isolados de Alibertia macrophylla (Rubiaceae). Os fungos selecionados serão cultivados em larga escala; utilizando meios líquido e sólido, fornecendo os extratos brutos. Os extratos brutos obtidos serão submetidos à bioensaios para avaliação das atividades antifúngica, antioxidante, antitumoral e anticolinesterásica potencial, fracionados através de técnicas cromatográficas. As substâncias puras terão suas estruturas determinadas e/ou elucidadas por métodos espectrométricos e serão submetidas ao bioensaio usando os fungos Cladosporium cladosporioides e C. sphaerospermum, aos ensaios qualitativos e quantitativos utilizando ?-caroteno e DPPH, respectivamente, para detecção da atividade antioxidante, avaliação da atividade antitumoral através de linhagens mutantes de Saccharomyces cerevisiae e avaliação da atividade colinesterasica. Com este trabalho, ainda pouco difundido no Brasil, visa-se a busca de novos agentes bioativos potenciais é a implementação de estudos racionais da química de microrganismos associados com as plantas (endofíticos). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Camila Martins de. Estudo químico e biológico dos fungos endofílicos associados com a espécie vegetal Alibertia macrophylla (Rubiaceae). 2009. 288 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.