Bolsa 05/56053-9 - Reação em cadeia da polimerase multiplex, Citotoxicidade - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrencia de escheria coli produtora de toxina de shiga (stec) na producao de bovinos de corte por confinamento e nas respectivas carcacas dos animais abatidos.

Processo: 05/56053-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Teresa Destro
Beneficiário:Ana Eucares von Laer
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia da polimerase multiplex   Citotoxicidade   Escherichia coli
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Hemolitica | Citotoxidade | Escherichia Coli | Pcr Multiplex | Toxina De Shiga

Resumo

A preocupação em aumentar a produção mundial de alimentos para suprir ao aumento da população leva a produção de bovinos de corte por confinamento, método que por vezes pode aumentar a disseminação de microrganismos patogênicos, em especial Escherichia coli, já que está apresenta seu reservatório natural no trato intestinal de ruminantes domésticos, principalmente bovinos. Entretanto alguns isolados deste microrganismo são patogênicos, e estas E. coli enterovirulentas são consideradas importantes patógenos de origem alimentar, associados com doenças severas do sistema gastrintestinal, tais como colite hemorrágica e síndrome hemolítica urêmica (SHU). Este trabalho tem como objetivo verificar a presença dos genes codificadores para a toxina de Shiga, hemolisina e intimina; avaliar capacidade de produção de toxina Shiga e de produção de enterohemolisina por linhagens de Escherichia coli provenientes de diferentes relacionadas à criação de bovinos confinados além das carcaças destes animais. Isolados e cepas controle serão avaliados quanto a presença dos genes stx1 e stx2 (toxina Shiga), hlyA (enterohemolisina) e eaeA (intimina) por PCR Multiplex, teste de citotoxicidade em células Vero, pesquisa de atividade hemolítica e determinação dos sorotipos dos isolados produtores de toxina Shiga. Desta forma, através da determinação dos principais fatores de virulência e da distribuição da contaminação nos pontos amostrados, serão identificados potenciais fontes de contaminação cruzada da carne por E. coli STEC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAER, Ana Eucares von. Caracterização de Escherichia coli produtoras de toxina de Shiga (STEC) isoladas na produção de bovinos de cortes e nas respectivas carcaças dos animais abatidos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.