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Desenvolvimento moral, injustiça e gênero: representações sociais de adolescentes de escolas particulares e públicas

Processo: 05/01304-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2005
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Suzana de Stefano Menin
Beneficiário:Renata Aparecida Carbone Mizusaki
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Justiça   Escolas   Representações sociais   Adolescentes   Desenvolvimento moral

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar através de questionários as representações e julgamentos sobre injustiças que alunos(as) de classes de 5a. série do Ensino Fundamental e 1a. série do Ensino Médio de escolas particulares e públicas fazem em situações escolares verificando a possível influência, nessas cognições, de diferentes pertinências sociais (idade, sexo, escolas particulares ou públicas). Pretende-se, também, através de observações de situações de conflito na escola e em sala de aula, verificar o quanto as representações dos alunos se inspiram nas situações vivenciadas em seu cotidiano. Buscar-se-a analisar como esses possíveis conflitos são resolvidos pelos agentes e pelas vítimas destas injustiças. Para análise teórica serão utilizadas as abordagens da Psicologia do Desenvolvimento Moral de Piaget, Kohlberg e Gilligan e da representação Social criada por Moscovici.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIZUSAKI, Renata Aparecida Carbone. Injustiça na escola e gênero : representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP. 2007. 321 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

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